Segurança em computadores e na Internet


Proteja seu computador
Proteja seu computador

Esse é um tema muito amplo e talvez eu volte a falar dele futuramente, abordando então alguns aspectos mais ligados à educação. No entanto, como o uso dos computadores e da Internet por professores, alunos ou qualquer pessoa, demanda noções básicas de segurança, acho que falar um pouco sobre isso poderá ser útil.

Quem já utiliza os computadores e a Internet há um bom tempo provavelmente já ouviu muitas vezes sobre alguns cuidados básicos que se deve ter ao fazer uso dessas novas tecnologias. Quem está chegando agora também já deve ter ouvido bastante sobre esse assunto, mas talvez ainda não tenha “vivenciado” muitos dos problemas potenciais e que quase todos os que já utilizam os computadores já tiveram a infeliz oportunidade de vivenciar como reais um dia.

Começemos então pela segurança do seu próprio computador.

Todo computador é vulnerável. Uns são mais que outros. Um kit básico de segurança para manter seu computador correndo poucos riscos deve conter:

  1. Um antivírus instalado, atualizado diariamente, e funcionando continuamente. Eu uso o Avast!, mas também há vários outros gratuitos e muito bons.
    • O antivírus é um programa que verifica qualquer arquivo no seu computador para checar se ele contém ou não um vírus e para permitir que os vírus encontrados sejam destruídos.
    • Um vírus é um programa de computador que faz cópias de si mesmo e que pode danificar seu computador ou os dados contidos nele.
  2. Um firewall. O windows costuma vir com um firewall, mas se você tiver um bom anti-vírus ele provavelmente também terá um firewall como parte dele. Use ambos, o do antivírus e o do windows.
    • Um firewall é um programa que impede que outros computadores se conectem ao seu sem que você permita, ou que impede que programas mal intencionados enviem informações suas para a Internet sem o seu consentimento.
  3. Um antispyware. Eu uso o SpyBot e o Ad-Aware simultaneamente.
    • Um antispyware é um programa que evita que programas espiões se instalem no seu computador e roubem suas informações. Ele também pode localizar spywares já instalados e destrui-los.
  4. Um bom navegador com as opções de segurança colocadas em “nível alto”. Eu uso vários navegadores mas acho que o Firefox é excelente no quesito segurança.
    • Um navegador seguro é aquele que lhe permite navegar pela Internet sem que sites maliciosos consigam coletar seus dados, instalar spywares ou outros programas indesejáveis e potencialmente danosos no seu computador.

Mas “só tudo isso” ainda é muito pouco. É preciso que você mesmo adquira uma “cultura de uso seguro”, principalmente se você usa seu pendrive em outros computadores e se acessa a internet regularmente.

Virus, spywares (espiões), trojans (cavalos de tróia), worms (vermes) e outras pragas digitais que podem empestiar seu computador, roubar suas senhas bancárias, tornar seu computador um escravo de outro computador ou simplesmente danificar seus dados e o próprio computador, são pragas extremamente comuns hoje em dia.

Por fim, é preciso investir algum tempo aprendendo um pouco mais sobre segurança em computadores e na Internet e para isso nada melhor do que uma simples pesquisa no Google usando essa mesma frase. O tempo investido no aprendizado sobre como se proteger de ameaças digitais, ainda que seja um aprendizado bastante superficial, é muito menor do que o tempo que você gastará para “desinfectar” seu computador, recuperar seus dados ou seu dinheiro perdido. Invista em segurança! É mais barato do que custear reparos.

Em posts futuros voltarei ao tema tratando da segurança no uso do e-mail, na navegação pela Internet e no uso de computadores públicos, como os das Salas de Informática das escolas ou os computadores das Lan-Houses. Outro tema importante, mas dessa vez ligado mais diretamente à Educação, diz respeito sobre como “proteger o aluno” dos perigos da Internet e do mau uso dos computadores em geral.

(*) Para citar esse artigo (ABNT, NBR 6023):

ANTONIO, José Carlos. Segurança em computadores e na Internet, Professor Digital, SBO, 04 mar. 2009. Disponível em: <https://professordigital.wordpress.com/2009/03/04/seguranca-em-computadores-e-na-internet/>. Acesso em: [coloque aqui a data em que você acessou esse artigo, sem o colchetes].

6 comentários sobre “Segurança em computadores e na Internet

  1. OLÁ, eu gostei muito dessas informaçoes ,porqeu mim auxilior no uso diario do meu computador e também porque estou organizando um plano de trabalho ,para progeto integrador da ETER-CAMPINA GRANDE -PB, sobre segurança da informatica e suas ferramentas de proteça do computador pessoal.

    Curtir

  2. Bom dia! eu gostei muito,eu tbm so uso o Firefox proficional ele é muito bom,e uso kaspersky anti-virus e o Defender p/Bloquear os programas indesejaveis da Windows vista. eu gostaria de saber se tem algum melhor,se tiver me fala por favor,muito obrigado! tenha um otimo dia.. e um grande abraço..ass:Torres

    Curtir

Deixe um comentário