Uso pedagógico do E-mail


Lembra como eram as comunicações escritas antigamente?
Lembra como eram as comunicações escritas antigamente?

Há uma década atrás, quando eu participava da formação de um grupo de professores para o uso pedagógico dos computadores e da Internet e perguntava à turma “quem tem e-mail?”, de cada 100 professores apenas uns cinco levantavam a mão e, então, quando eu perguntava, quem se lembra do seu e-mail, raramente um desses cinco levantava a mão.

Felizmente os tempos mudam e agora para cada 100 professores, pelo menos 80 têm e-mail e cerca de 50 sabe dizê-lo de memória. Mas, afinal, para que usamos o e-mail? Será que exploramos o potencial “pedagógico” que ele nos oferece?

O e-mail, ou correio eletrônico (“eletronic mail”), originou-se no início da década de 60 e visava permitir uma troca rápida de informações em sistemas de computadores interligados. Grande parte do potencial que se percebeu logo de início com a interligação de computadores em rede mundial (Internet) estava ligado justamente a essa incrível possibilidade de substituir as “cartas em papel” por “cartas eletrônicas”.

Programa editor de e-mail
Programa editor de e-mail

Com o passar dos anos e a implantação efetiva de uma rede de computadores mundial, o e-mail passou a ser a forma mais rápida e eficaz de trocar mensagens assíncronas (não simultâneas) entre as pessoas. Mais recentemente, com o aumento da velocidade de transmissão de dados e o desenvolvimento de tecnologias que nos permitem anexar, enviar e receber arquivos, imagens, filmes, etc., o e-mail passou a ser uma espécie de “transportadora digital” capaz de levar de um computador a outro qualquer artigo digitalizado.

Evidentemente nem tudo é alegria e com o e-mail vieram os “spams” (e-mails não desejados, geralmente de propaganda) e os mais variados golpes de picaretas de todos os tipos. Além disso, como os e-mails podem transportar arquivos, eles podem também transportar vírus nesses arquivos ou, a pior praga de todas, aquelas imensas apresentações de Power Point que alguns “amigos” acham que seria ótimo se víssemos, mesmo que demore horas para baixar esses arquivos.

Feita essa introdução, vamos à questão central: de que maneira um professor pode usar o seu e-mail para fins pedagógicos?

Evidentemente uma resposta banal seria dizer que basta cada um usar sua criatividade, e é verdade, mas vamos tentar relacionar alguns usos e vamos deixar essa criatividade para as sugestões que serão enviadas nos comentários desse artigo.

O e-mail como forma de inclusão digital

Já apontei em outro artigo (“Cidadania digital”) que o simples fato de possibilitarmos a alguém a posse e uso de um e-mail já é, de certa forma, uma maneira de promover a inclusão digital dessa pessoa. No caso da Internet, e em especial das ferramentas Web 2.0, possuir um e-mail é fundamental para poder se cadastrar em diversos serviços gratuitos, além da possibilidade óbvia de trocar mensagens com outras pessoas e de “poder ser encontrado na rede”.

Se pensarmos em uma escola e nos alunos que desejamos que usem a Internet e as ferramentas Web 2.0 disponíveis nela, fica claro que a primeira ação que podemos fazer para promover a inclusão digital de nossos alunos é justamente ajudá-los a criarem seus e-mail e então explorarmos com eles as diversas possibilidades que se seguem daí.

Veja que é importante garantir sempre que o aluno tenha acesso aos computadores da escola e à Internet para poder lhe propor tarefas e atividades que usem esses recursos, pois não faz sentido pedir tarefas por e-mail se o aluno não tem como acessar a Internet na própria escola.

O e-mail como forma de contato extraclasse

Receba, envie, troque.
Receba, envie, troque.

Um professor que já se considere ou que esteja tentando ser um “Professor Digital” (faça o teste!) certamente pesquisa na Internet, lê jornais e revistas eletrônicas e tem sempre um assunto novo para comentar com seus alunos. Ao invés de recortar jornais e revistas e levá-los para a escola para colá-los em um mural, porque não distribuí-los diretamente aos alunos por e-mail?

Recados, calendários de provas, dicas sobre o assunto em estudo, sugestões de leitura extra ou mesmo curiosidades diversas (mas relevantes educacionalmente) podem ser enviadas ao custo de “um clique” se usarmos o e-mail como forma de distribuição desses materiais. Daí vem a importância de, antes de tudo, criarmos e-mails para nossos alunos e termos essa lista de e-mails conosco.

Além disso, um antigo sistema de apoio ao aluno em período extraclasse conhecido como “plantão de dúvidas” pode ser implementado usando-se o e-mail se você disponibilizar aos seus alunos o seu endereço de e-mail.

O e-mail como instrumento de produção de texto e conteúdo

Digitando também se produz textos
Digitando se produz textos

É óbvio que o e-mail, por sua característica fundamental como ferramenta de expressão escrita,  possibilita que o professor da área de Linguagem possa usá-lo para propor aos seus alunos a produção de textos. Por outro lado, produzir textos é uma atividade presente em todas as disciplinas e, portanto, todas podem usar o e-mail como um expediente útil para se produzir e entregar textos.

Da mesma forma, aqueles trabalhos de pesquisa que normalmente resultam em pilhas de papel impresso, podem ser solicitados de forma mais “ecológica e sustentável” na forma de arquivos digitais. Dado que o e-mail aceita figuras anexas ao texto e que outros tipos de arquivos, como apresentações, imagens, planilhas, músicas e mesmo pequenos filmes, podem ser anexados ao e-mail, tem-se uma infinidade de possibilidades muito mais ricas para a produção desses trabalhos do que o velho expediente do “papel”. Por outro lado, é muito mais fácil receber e organizar esses trabalhos quando eles são entregues por e-mail e o professor se organiza para recebê-los.

O e-mail como documentação e biblioteca de atividades e tarefas

Biblioteca digital: baixo custo, pouco espaço
Baixo custo, pouco espaço

Ao contrário dos papéis, que ocupam muito espaço, estragam, extraviam-se e são produzidos a partir de pobres árvores indefesas, os e-mails ocupam um “espaço de armazenamento” quase nulo e têm uma durabilidade virtualmente infinita. Trabalhos, tarefas, textos e toda sorte de atividade que os alunos puderem lhe enviar por e-mail poderão ser armazenados sem nenhum custo e terão a durabilidade que você quiser, pois você pode gravá-los em um CDROM ou, simplesmente, deixá-los armazenados no provedor de e-mails (como o GMail, por exemplo, que tem mais de 8 Gb de espaço de armazenamento disponível para cada conta de e-mail que você quiser ter).

Nem sempre é fácil recuperar um trabalho ou uma tarefa que um aluno fez no início do ano para avaliá-lo no final do ano, mas se este trabalho ou tarefa foi entregue por e-mail isso se torna uma tarefa extremamente simples. E se você usar o e-mail sistematicamente, ao final do ano será muito fácil “ver” quem lhe enviou as tarefas pedidas e quem não o fez.

Sete dicas para usar bem o e-mail com seus alunos

  1. Garanta, na sua escola, a inclusão digital dos seus alunos e o acesso deles aos computadores e à Internet. Argumentos para esse uso não faltam, mas às vezes é preciso enfrentar alguma resistência dos gestores, principalmente quando esses são retrógrados e se envolvem pouco com a comunidade escolar. É preciso garantir sempre que os alunos tenham acesso a esses equipamentos e recursos.
  2. Providencie para que todos os seus alunos tenham um endereço de e-mail e saibam como enviar e receber e-mails. Há diversos provedores de e-mails gratuitos e a maioria dos alunos já possuem um e-mail, embora nem saibam disso, pois muitos têm “MSN” e para tê-lo é preciso ter um e-mail do Hotmail. O Yahoo também fornece e-mails gratuitos e minha sugestão pessoal é o uso do Gmail (e-mail do Google).
  3. Crie um endereço de e-mail seu para usá-lo exclusivamente com seus alunos. Isso facilitará sua organização e com um pouco de criatividade você pode criar um e-mail fácil de ser lembrado, como professorfulano@gmail.com, ou escrevaparafulano@yahoo.com.br, etc.
  4. Anote os e-mails de todos os seus alunos e divulgue o seu e-mail para todos eles. Você pode até mesmo levá-los à sala de informática e fornecer uma tabela do Excel com campos para preencherem o nome, o número de chamada, a classe, a série e o endereço de e-mail. Com essa tabela em mão você terá, literalmente, uma porta de acesso à todos eles a qualquer momento.
  5. Quando solicitar algum trabalho, texto ou qualquer outra comunicação que o aluno lhe enviará por e-mail, acostume-os a escreverem no cabeçalho do e-mail o nome, o número de chamada, a série e a classe, como por exemplo: “Juquinha, 28, 2A”. Isso lhe permite identificar facilmente o aluno e usar filtros para classificar as mensagens por classe, por exemplo. Para saber como usar esses filtros, visite qualquer provedor de e-mail (como o Gmail, por exemplo) e procure lá informações sobre como usar bem as ferramentas disponíveis ou, ainda, pergunte aos colegas, aos amigos e a seus próprios alunos.
  6. Organize os endereços de e-mail dos seus alunos de forma que você possa selecionar todos de uma classe, por exemplo, quando quiser enviar um recado para a classe toda. Não abuse demais desse recurso, mas se você quiser pode enviar “resumos semanais” com dicas, sugestões e lembretes, por exemplo.
  7. Discuta com os alunos as regras de segurança no uso do e-mail e o bom uso da netiqueta. É importante, nesse novo mundo “virtual” que os alunos aprendam desde cedo que existem regras sociais até mesmo no uso das mídias digitais “à distância”.

Para consultar na internet:

(*) Para citar esse artigo (ABNT, NBR 6023):

ANTONIO, José Carlos. Uso pedagógico do E-mail, Professor Digital, SBO, 26 ago. 2009. Disponível em: <https://professordigital.wordpress.com/2009/08/26/uso-pedagogico-do-e-mail/>. Acesso em: [coloque aqui a data em que você acessou esse artigo, sem o colchetes].

36 comentários sobre “Uso pedagógico do E-mail

  1. Sou uma professora preocupada com a pouca ou nenhuma utilização da ferramentas tecnologicas nas escolas. Temos uma bazuca e atiramos com estilingue. Estamos fazendo um mensino medieval em plena era digital. Esse ano estou iniciando sem qualquer empolgação dos meus colegas de trabalho uma inclusão gradual das ferramentas tecnológicas. Estou iniciando por email e tive a grata satisfação de encontrar seus texto.

    Obrigada pelas orientações

    Karla Gomes

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  2. Realmente o uso do e-mail na educação só deve ser usado de maneira pedagógica e não simplesmente como mais um recurso por si só.

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  3. professor esse texto é bem esclarecedor,pena que as escolas publicas geralmente não dispõe computadores suficientes para comportar a quantidade de alunos por sala.parabéns pelo trabalho.

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  4. Olá Professor José, tenho utilizado seus textos em minhas oficinas de inclusão digital. Sou assessora em Tecnologia na Educação no Paraná e gosto muito de seu trabalho. Indico seus textos aos meus alunos como leitura e fonte de pesquisa.

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    • Olá Ana Paula,

      Obrigado pela visita e pelo comentário. Boa sorte nas oficinas.
      Se tiver sugestões de temas para novos artigos, fique à vontade para enviá-las para mim, ok?

      Grande abraço,
      JC

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  5. Olá JC, parabéns pelo trabalho, adorei suas dicas de como utilizar esta ferramenta tão util para o uso pedagogico, agradeço também ao núcleo da Faculdade Federal do Ceará, especialmente do polo Brejo Santo, por ter nos indicado este trabalho durante nossas aulas de matemática na disciplina de Educação a Distância.

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  6. Esse artigo foi um achado pra mim. Interessantíssimo.
    Com sua permissão, vou utilizá-lo na minha tese de mestrado.
    Montei o passo a passo e estou colocando em prática com os meus alunos.
    Um grande abraço, professor!

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    • Olá Divanice,

      Pode utilizar o artigo sim, sem problemas. Basta citar a fonte como de costume. Me envie uma cópia da sua tese depois de defendida, ok?

      Abraço,
      JC

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  7. gostei muito das explicações e das respostas aqui encontradas, pois tirei varias duvidas a respeito . O texto e muito bom com uma alta didastica dos tempos modernos…valeu

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  8. Excelente texto, claro, pontual e educativo. Certamente será de grande valia para o trabalho de muitos docentes!

    com sua permissão, irei usá-lo como demonstração em uma capacitação.

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  9. Achei bem interessante as dicas sobre como trabalhar com e-mail em sentido pedagógico. Porém é essencial que o aluno tenha acesso para que os conhecimentos tanto do aluno como do professor tornem-se efetivos.

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  10. adorei a parte do uso ecologico, explicando como e importante se ter consciencia do mundo digital para o desenvolvimento sustentado. Evidentemente que esse uso da internet por parte do professor e imprescindível para esse desenvolvimento acontecer, porém na escola pública isso ainda vai encontrar algumas amarras, mas será uma realidade com certeza, estou torcendo para isso. Vou começar a utilizar essa ferramenta em minha sala de aula.

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  11. É muito bom saber que as mídias estão tomando espaço em nossas escolas e que nós professores estamos descobrindo o prazer de aprender e ensinar com o auxilio das mídias.
    Melhor ainda é poder descobrir o mundo digital juntamente com colegas professores e alunos.
    Vamos lá companheiros, desvendar esse mundo mágigo e desfrutar das facilidades que o e-mail nos oferece.

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  12. O e-mail é uma excelente ferramenta,que propõe o compartilhamento de informações e conteúdos diversos voltados aos alunos,professores e profissionais da área.
    Através do e-mail,conhecemos novas pessoas,discutimos atualidades,expomos ideias e enfim,valorizamos a profissão do professor.

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  13. Há décadas atrás o uso pedagógico dos computadores não era frequente nas escolas pelos professores.Pois os mesmos não tinham contato para o uso dia mais avancada e os professores buscam meios para informatizado.
    Com o passar dos anos e a implantação efetiva de uma rede de computadores mundial,o e-mail passou a ser a forma mais rapida de trocar mensagens e com isso o e-mail passa a ser uma especie de “transportadora digital” capaz de levar de um computador a qual artigo digitalizado varias informações.

    Laureny

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  14. O e-mail é um processo para contribuir nas atividades de pesquisa que possibilitem a descoberta do mundo digital.
    O e-mail passou a ser a transmissão das informações estratégicas e decisivas, fazendo parte de nossa realidade.
    Menezes!

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  15. O uso pedagógico do e-mail é de suma importacia para a vida de qualquer professor, principalmente hoje, em tempos tão modernos, em que o ser humano deve estar conectado a internet, que é a chave que pode abrir muitas portas.
    Entretanto nem tudo são flores, porque o primeiro passo,é vencer o medo do desconhecido,é quebrar uma barreira enorme que é renunciar velhos costumes.
    O fato de ter um e-mail é poder ultrapassar a porta para inclusão digital, o que possibilita o acesso a diversos serviços gratuitos, trocas de mensagens com outras pessoas e poder ser encontados na rede. Eliane

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  16. Quanto mais divulgarmos, melhor será a conscientização dos profissionais, nossos companheiros de trabalho.
    Além do e_mail devemos divulgar a criação de Blog, uma outra boa opção para uma comunicação entre professores e alunos.
    Um abraço a todos.

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  17. Sou auxiliar de professor, e já tive a oportunidade de ficar no labóratorio de informática.
    Após essas orientações muito boas sobre o uso dos e-mails com certeza levarei para a próxima aula.
    Já preparei o passo a passo,e as sugestões.
    valeu pessoal, a dica foi ótima.
    Obrigada.

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  18. Um texto que esclarece algumas dúvidas que todos temos em relação ao uso pedagógico dos recursos da mídia. Usar estes recursos que estão a serviço da educação para que a aprendizagem com nosso aluno se torne mais atraente pois sabemos que não basta somente saber usar mas saber como fazer bom uso destes. Artigo tem uma linguagem clara, informativa e educativa e que pode ser usada nas aulas com os alunos.

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  19. Otimo artigo professor, claro e objetivo. Como na nossa Escola não podemos acessar a net por estar localizada dentro de uma Unidade prisional, os professores trazem suas aulas e instalam nos computadores, as tarefas são salvas em pastas personificadas.
    Fania Recife -PE

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  20. Gostei muito artigo, pois tem uma linguagem clara e elucidativa. Sou professroa do ensino básico e neste ano estou trabalhando com uma turma de nove anos e estamos desenvolvendo alguns conteúdo no laboratório pedagógico de informática da escol. Lendo seu texto, certamente utilizarei as dicas.
    Abraços.

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  21. Oi, Professor!

    Gostei muito desse texto… veio bem ao encontro de um trabalho que estou desenvolvendo com as alunas do curso normal – aproveitamento de estudos!

    Com sua permissão, vou mostrá-lo numa das aulas!

    Abraços!

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