Segurança em computadores e na Internet – III


Como o tema “segurança” é inesgotável, resolvi voltar a ele uma vez mais. Já falei um pouco sobre a segurança do computador em si e sobre a segurança no uso do e-mail e da internet de forma geral, agora volto ao tema para falar um pouco sobre a segurança pessoal no uso da Internet.

Primeiramente cabe notar que muitas pessoas estão adentrando ao mundo virtual da Internet a cada dia. Dados do IBGE de 2005 indicavam 32 milhões de usuários da Internet no Brasil em 2005. Dados de julho de 2009 do Ibope Nielsen Online indicam agora que esse número já está na casa dos 65 milhões.

Computadores e Internet

Evolução do uso de computadores e da Internet

Evidentemente que o número de professores que passaram a usar os computadores e a Internet nesse período também aumentou muito e eu suspeito, com base em minhas observações pessoais, que esse aumento foi ainda maior do que o da média da população, proporcionalmente.

Tudo isso nos leva a uma questão importante: será que esses novos usuários, e os antigos também, sabem como é fazer parte desse “mundo virtual”?

Apesar do espanto e do deslumbramento inicial que as pessoas têm quando passam a ter acesso à Internet e se tornam seus usuários e colaboradores, e da aparente “fonte inesgotável” de novos conhecimentos e possibilidades, principalmente educacionais, é um fato que muitos não fazem a menor idéia de como começar a utilizá-la para si mesmos e para melhorar suas práticas pedagógicas. E apesar dos cursos de formação, oficinas e outras oportunidades, muitos continuam sem fazer um bom uso da Internet e dos computadores por muito tempo após ingressarem no mundo virtual.

As possibilidades de uso da Internet na educação aumentam exponencialmente e hoje em dia implicam no uso ostensivo de ferramentas Web 2.0. Assim, o professor iniciante no uso da Internet já começa dando um salto de “não-usuário” para a categoria de Professor 2.0, muitas vezes sem passar antes pela fase de Professor Digital, e isso acaba criando várias dificuldades e alguns problemas especiais de “segurança”. É sobre esses problemas de segurança no uso das ferramentas da Web 2.0 que pretendo tratar nesse texto.

Nossa segurança pessoal na Internet envolve pelo menos três fatores. A saber:

  • a nossa segurança patrimonial: informações de acesso a bancos, cartões de crédito e documentos pessoais
  • a nossa segurança pessoal: informações particulares, nossa imagem pública e profissional
  • a segurança daqueles sobre os quais somos responsáveis: nossos filhos, nossos alunos, nossa escola ou a empresa na qual trabalhamos

Nossa segurança patrimonial depende formente da maneira como resguardamos nossas senhas de acesso, números de cartões de crédito e informações sobre documentos pessoais que podem cair em mãos de pessoas mal intencionadas e resultar em prejuízos financeiros. Nos dois primeiros artigos dessa série eu comento um pouco sobre esse tema e dou algumas sugestões sobre como se proteger. Resumidamente:

  • não use computadores públicos para acessar bancos ou fazer compras online com cartões de crédito;
  • não forneça senhas, números de cartão de crédito ou documentos pessoais para sites que não sejam seguros (quando não aparece o “cadeado” na barra de mensagens no rodapé do navegador) e sobre os quais você não tenha certeza de que seja confiáveis;
  • tenha um bom anti-vírus instalado no seu computador e o mantenha atualizado;
  • não abra mensagens de e-mail suspeitas (ou de desconhecidos lhe fazendo propostas “interessantes”); não clique em links suspeitos e não envie seus dados de acesso bancário ou de cartões de crédito por e-mail.

Cabe agora falar um pouco mais sobre sua segurança pessoal e a das pessoas e organizações sobre as quais você tem responsabilidade (sua família, seus alunos e sua escola ou empresa).

Pequenos deslizes no uso da Internet pode compromenter tanto a sua segurança quanto a de terceiros. Então tenha em mente que:

  1. tudo o que se encontra na Internet é “público”, isto é, pode ser acessado, teoricamente, por qualquer pessoa e para qualquer finalidade;
  2. todas as leis de proteção de direitos autorais, direito do uso de imagens e direitos e garantias individuais são válidas também para a Internet;
  3. todas as suas ações, visitas a sites, arquivos enviados ou recebidos, mensagens, conversas ou qualquer outra manifestação sua na Internet podem ser rastreadas.

Na práica isso quer dizer que na Internet, apesar da “aparente virtualidade”, todas as suas ações são “reais”. Apesar dos “nicks” (apelidos), “avatares” (figuras que representam personagens) e da possibilidade de remover, apagar ou modificar textos, arquivos ou mensagens, de fato, sempre será possível saber quem você é, o que fez e o que está fazendo agora.

Isso não tem nenhuma importância se suas ações na Internet se derem sempre dentro da lei, da ética, da moral e dos bons princípios, mas qualquer deslize em qualquer momento ficará registrado e poderá ser “recuperado”, teoricamente, por qualquer pessoa a qualquer tempo.

Um diálogo mais áspero que você tenha em uma lista de discussão, mesmo as “listas fechadas”, uma imagem mais comprometedora que você tenha guardado em algum álbum (mesmo os pessoais e fechados), uma informação pessoal sua ou de outra pessoa que você forneça, tudo isso é, na verdade, público.

Em especial, todas as imagens dos seus alunos, seus próprios filhos ou imagens da escola ou empresa, e todas as informações que você forneça deles, a qualquer momento e para qualquer serviço da Internet, se tornarão públicos.

Se no futuro essa imagem ou informação vier a ser utilizada causando qualquer forma de prejuízo a você ou a terceiros, a responsabilidade será efetivamente sua por tê-la fornecido, salvo nos casos em que você tenha, explicitamente, a permissão e a concordância das pessoas ou instituições das quais forneceu essas informações.

Big Brother

O mundo todo está de olho em você!

Um bom conselho para quem está iniciando agora na Internet é que, ao sentar-se diante de um computador ,ao invés de você estar protegido e ocultado por uma máquina, na verdade você passa a estar exposto ao mundo todo e todas as suas ações poderão ser inspecionadas a qualquer momento.

De certa maneira a Internet é como um gigantesco “Big Brother”. Pense bem nisso antes de apertar qualquer tecla do seu computador.

Se você não tinha essa percepção antes, não se preocupe, poucas pessoas a têm, mas certifique-se de que daqui por diante você veja a Internet como uma “coisa real” e, sempre que possível, passe essas informações adiante, principalmente para seus alunos.

Sugestão de consulta na Internet:

  1. Quatro excelentes vídeos didáticos sobre o tema “Segurança na Internet” disponibilizados pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil: sugestão da leitora Lina Linólica feita ao artigo “II” dessa série e incorporada agora (01/02/2010).
  2. Cartilha de Segurança para a Internet: publicação do Comitê Gestor da Internet no Brasil que trata detalhadamente de todos os aspectos que envolvem a segurança de computadores e no uso da Internet.

(*) Para citar esse artigo (ABNT, NBR 6023):

ANTONIO, José Carlos. Segurança em computadores e na Internet – III, Professor Digital, SBO, 27 dez. 2009. Disponível em: <https://professordigital.wordpress.com/2009/12/27/seguranca-em-computadores-e-na-internet-–-iii/>. Acesso em: [coloque aqui a data em que você acessou esse artigo, sem o colchetes].

Anúncios

Tags: , , , ,

3 Respostas to “Segurança em computadores e na Internet – III”

  1. claudio eduardo laerte santana Says:

    gostei muito sobre as dicas quero ser notificado.para mais informações.

    Curtir

    • profjc Says:

      Olá Cláudio!
      Para receber notificações sobre novos artigos basta “seguir o blog”. Veja na coluna da direita como seguir o blog.
      Abraço.

      Curtir

  2. Zilda Says:

    Muito legal!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: