Uso pedagógico do GoogleDocs


O que é o GoogleDocs?

Google e suas ferramentas web 2.0
O Google é um paraíso da web 2.0

(*) O GoogleDocs já mudou para Google Drive desde que o artigo original foi escrito, no entanto, estamos mantendo o texto original com essa ressalva.

O Google é bastante conhecido por sua ferramenta de busca de mesmo nome e que lhe trouxe toda a popularidade que o nome tem hoje em dia, mas desde há muito o Google deixou de ser apenas um buscador para tornar-se um “paraíso da Web 2.0“.

Dentre toda a parafernália de ferramentas web 2.0 disponibilizadas pelo Google, vamos nos deter no pacote denominado GoogleDocs.

O GoogleDocs originou-se de dois produtos separados, adquiridos e modificados pelo Google: o Writely, um processador de textos colaborativo que pode rodar a partir da web, e o Google Labs Spreadsheets, uma planilha de cálculos também colaborativa e que pode rodar a partir da web. Assim começava a nascer o GoogleDocs, em 2006. Posteriormente foram incluídos um gerador de apresentações de slides e, mais recentemente ainda, a possibilidade de armazenar e compartilhar todo tipo de arquivo em 1 Gb de espaço de armazenamento gratuito.

Assim, hoje o GoogleDocs consiste em um pacote de programas de escritório semelhante ao Office da Microsoft ou ao BrOffice da Sun, com o diferencial de que é gratuito, online e permite a colaboração na edição dos documentos. Além disso os “docs” do GoogleDocs são compatíveis com os demais pacotes de ferramentas para escritório, podendo ser salvos, lidos e editados por qualquer um deles. Para acessar e poder usar o GoogleDocs basta ter uma conta no Google.

Para que serve o GoogleDocs?

O GoogleDocs serve para as mesmas finalidades que os pacotes de escritório vendidos comercialmente, como o Office, da Microsoft, ou distribuídos gratuitamente, como o BrOffice da Sun. Por ser um pacote de ferramentas de escritório o GoogleDocs nos permite criar, armazenar, compartilhar e distribuir documentos de texto em vários formatos, planilhas de cálculo e apresentações de slides.

O Google Drive (antigo GoogleDocs) oferece um pacote de ferramentas de escritório que são colaborativas e podem ser editadas online.
O Google Drive (antigo GoogleDocs) oferece um pacote de ferramentas de escritório que são colaborativas e podem ser editadas online.

Por ser uma ferramenta web 2.0, o GoogleDocs é gratuito e não requer licenciamento de uso, o que o torna uma excelente opção para quem não tem um pacote de escritório instalado em seu computador.

O acesso ao GoogleDocs pela Internet e o armazenamento dos documentos na própria web permitem que se possa acessar, consultar e editar os documentos de qualquer lugar com acesso à rede.

O fato de podermos compartilhar os documentos de várias maneiras, possibilitando tanto o acesso a eles para leitura quanto para edição compartilhada, nos permite também criar documentos colaborativos ou disponibilizar documentos apenas para consulta. É claro que também podemos manter esses documentos com acesso restrito apenas a nós mesmos.

Atualmente, com o Gears, também do Google, pode-se sincronizar os documentos do GoogleDocs com o seu computador desktop (ou notebook), permitindo que você possa editar os documentos localmente usando um navegador comum (IE, Firefox, etc.) e depois atualizar os documentos armazenados na rede assim que estiver conectado (o processo é automático). Isso nos dá a possibilidade de usar o pacote de escritório online de maneira offline e elimina de vez a necessidade de se ter um pacote de ferramentas de escritório instalado no seu computador.

O GoogleDocs também permite a criação de formulários online que podem ser usados para diferentes finalidades e gera automaticamente diversas estatísticas com os resultados coletados nesses formulários. Essa ferramenta é ideal para questionários de pesquisas, por exemplo. A cada formulário é associada uma planilha que pode também ser editada manualmente ou baixada para o seu computador se quiser realizar outras análises com ela.

Gráficos automáticos
Os formulários geram automaticamente gráficos com estatísticas de todos os itens do formulário

Como usar o GoogleDocs nas práticas escolares cotidianas?

Há uma infinidade de possibilidades de uso pedagógico ou de suporte às atividades do professor com o pacote de escritório do GoogleDocs. Abaixo procurarei listar algumas, mas outras sugestões de usos serão bem-vindas e podem ser feitas nos comentários desse artigo (e depois serão incorporadas à lista do próprio artigo):

  1. Uso do editor de texto: o editor de texto do GoogleDocs, além do óbvio uso como editor de textos mesmo, também permite a criação de textos compartilhados. Assim, por exemplo, o professor pode propor a criação de textos de forma colaborativa por equipes de alunos e criar um doc compartilhado por todos de uma mesma equipe e pelo professor. O GoogleDocs permite que até dez pessoas editem um documento simultâneamente e esse documento pode ser compartilhado com até 200 pessoas. Essa possibilidade de uso e edição compartilhada é útil para, entre outras possibilidades:
    • propor produção de textos colaborativos;
    • propor a realização de trabalhos em grupo;
    • criar glossários dinâmicos.
  2. Uso das planilhas eletrônicas: as planilhas eletrônicas também podem ser compartilhadas e editadas simultâneamente, o que permite usos parecidos com o do editor de textos e outros mais apropriados para as funcionalidades de uma planlha, como a disponibilização de notas e mesmo de uma lista de presença que pode ser preenchida pelo professor e disponibilizada instantaneamente para os pais dos alunos ou para a secretaria da escola. Outros usos possíveis são:
    • disponibilizar atividades que possam ser realizadas com o uso de planilhas eletrônicas. Esse caso é especialmente interessante para a disciplina de matemática, pois além de possibilitar uma melhor compreensão da aritmética e da álgebra, também permite a criação de gráficos e a compreensão de seu funcionamento;
    • os gráficos gerados a partir das tabelas também são especialmente interessantes para disciplinas que os utilizam bastante, como a física, a biologia e a geografia;
    • uso como “banco de dados”, pois as planilhas eletrônicas permitem armazenar dados de forma organizada, recuperá-los de forma simples e manipulá-los de forma automatizada, mesmo em se tratando de muitos dados.
  3. Uso de apresentações de slides: as apresentações de slides são particularmente interessantes como ferramenta de apresentação de conteúdos, informações e esquemas didáticos com um visual atraente. O GoogleDocs permite também que se faça edição colaborativa dessas apresentações e que elas sejam compartilhadas online. Algumas possibilidades de uso para as apresentações de slides são:
    • produção de conteúdos didáticos pelo professor, esquemas didáticos e resumos;
    • produção e apresentação de trabalhos pelos alunos (lembrando que a edição compartilhada facilita o trabalho colaborativo de grupos de alunos);
  4. Uso dos formulários online: os formulários online do GoogleDocs estão associados à planilhas e constituem um meio simples e rápido de coletar informações, gerar apresentações gráficas e análises estatísticas de dados. Alguns usos possíveis:
    • produzir questionários sócio-econômicos dos alunos;
    • produzir diagnoses e pesquisas com os alunos ou com os pais, pois os formulários podem também ser acessados da casa dos alunos;
    • produzir pequenos testes e provas, ou atividades que os alunos possam realizar de forma autônoma e fora da escola.

Há ainda uma possibilidade de uso muito interessante que é a disponibilização de qualquer um desses docs na internet e sua incorporação em um blog, por exemplo. Abaixo vemos essa funcionalidade para um doc que eu criei no GoogleDocs e então armazenei no Slideshare (infelizmente não é possível ainda incorporar o documento diretamente no wordpress.com, mas outros blogs aceitam a incorporação usando a tag “iframe”):

Você também pode simplesmente postar a url do doc compartilhado no GoogleDocs (http://docs.google.com/View?id=dfgdhntd_1dktkd9cp) ou colocá-la como um link, como nesse exemplo aqui.

Neste exemplo o documento compartilhado não aceita edição por outras pessoas, mas poderia aceitar se eu tivesse feito essa opção (e posso mudar a qualquer momento, se eu quiser).

Grande parte da documentação do professor (caderneta escolar, listas de chamada, planejamentos, etc.) pode ser colocada na Internet e compartilhada publicamente. Pesquisas, diagnoses, testes e avaliações podem ser gerados e depois utilizados diretamente pela Internet. Os alunos podem produzir trabalhos de forma colaborativa e usar as ferramentas de um pacote completo de escritório mesmo que os seus computadores não possuam nenhum. Até mesmo a própria secretaria, a coordenação e a direção da escola podem usar essa ferramenta web 2.0 para produzir, disponibilizar e compartilhar documentos (como o horário de aulas, o calendário escolar, etc.), e com a vantagem de não ter que hospedar esses documentos localmente.

Documentos específicos e particulares também podem ser armazenados no GoogleDocs, mas aí deixamos de lado os fins pedagógicos  e educacionais dessa ferramenta, por isso não vou entrar nos detalhes desse tipo de uso.

O GoogleDocs permite atualmente que qualquer tipo de arquivo seja armazenado nele e compartilhado na web. Isso nos possibilita criar uma biblioteca compartilhada a partir de uma pasta pública. Além disso, a estrutura dessas pastas tem a mesma apresentação da estrutura de pastas de um HD de um computador comum e facilidades como “arrastar e soltar”, “copiar e colar”, etc. Resumindo: é tudo muito intuitivo e prático.

Também vale lembrar que tudo está em português e que o sistema de ajuda do GoogleDocs é muito bom.

Se você ainda não usa o GoogelDocs e outras ferramentas web 2.0 de produtividade, talvez esse seja o momento de começar a usá-las. A aprendizagem é rápida e não requer nenhum tipo de curso ou formação específica. Já para aprender a usar editores de texto, planilhas eletrônicas e geradores de apresentação de slides, sugiro uma busca simples na propria Internet e, se necessário, peça ajuda aos seus alunos (eles certamente saberão ajudá-lo).

(*) Para citar esse artigo (ABNT, NBR 6023):

ANTONIO, José Carlos. Uso pedagógico do GoogleDocs, Professor Digital, SBO, 08 fev. 2010. Disponível em: <https://professordigital.wordpress.com/2010/02/08/uso-pedagogico-do-googledocs/>. Acesso em: [coloque aqui a data em que você acessou esse artigo, sem o colchetes].

148 comentários sobre “Uso pedagógico do GoogleDocs

  1. Artigo com riquíssimas informações, muitas ferramentas já utilizo, mas há tantas possibilidades que de fato desconhecia tantos recursos.

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  2. Artigo muito esclarecedor, o que trás um certo conforto em relação ao uso das tecnologias, pois faz parecer que tudo é mais simples do que imaginamos. No meu trabalho já uso o GoogleDocs ou GoogleDrive, é uma ferramenta extremamente útil e facilitadora no acompanhamento das atividades pedagógicas, enquanto coordenadora. Entretanto não havia pensado na possibilidade de usá-lo com os alunos. Taí! Um ótimo projeto a ser desenvolvido!

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  3. Muito valioso o artigo, contudo, para aplicarmos em nosso cotidiano escolar tenho que me adequar as novas tecnologias, tenho dificuldade com essas novas ferramentas.

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  4. ótima abordagem, nessa pandemia precisei me reinventar e o google drive me foi apresentado, amei está ferramenta. Como fiquei tanto tempo sem conhecer o google drive? Este curso só vem complementar os meus conhecimentos!

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  5. Uso o Google Docs em minhas atividades com os estudantes, pois ele possibilita várias funções,que o Word da Excell ,não tem como por exemplo ,a Escrita Colaborativa,inserir a imagem sem sair da página.

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  6. A leitura do artigo foi muito boa e informativa, mas de difícil compreensão diante de minha dificuldade com o uso das tecnologias e pela deficiência no sistema de internet do meu local de trabalho.

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    • É BEM INTERESSANTE OBSERVARMOS COMO A TECNOLOGIA ESTÁ EVOLUINDO E O QUANTO PRECISAMOS NÓS APERFEIÇOAR E PROCURAR ESTÁ LIGADOS A ESTAS NOVAS FERRAMENTAS. CONFESSO QUE NÃO CONHECIA E ESTOU GOSTANDO MUITO DE SABER QUE TEMOS TANTOS RECURSOS PARA ENRIQUECER NOSSAS AULAS.

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  7. Muito bom a leitura informativa do artigo. Assim como meus alunos já uso o Google para pesquisas há muitos anos. Acredito que essas novas informações muito me auxiliarão na prática em pesquisas dentro da sala de aula, assim como manter uma maior interação com meus alunos na construção de textos e efetivação de pesquisas e atividades.

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  8. Com tantas novidades, novas ferramentas de trabalho, realmente é preciso se integrar e estudar para acompanhar o processo. Nossos alunos sabem interagir e participam quando se torna significativo o aprender. Ótimas dicas.

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  9. Já conheço muitas dessas ferramentas, mas preciso utilizá-la com os alunos e ainda vejo dificuldades para tal, pois muitos alunos não tem acesso internet. Mas vou tentar utilizar mesmo com as barreiras que encontramos. Muito bom esse material!

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  10. Realmente esse material é muito bom, mas, tenho alguma dificuldade no caso do wiks que eu não conheço. Uso o facebook, o zaps onde tenho um grupo formado para os iniciantes, com um período de formação de um ano para a OFS.

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  11. Gostei muito deste trabalho as informações foram de muita importância para meu cotidiano, na faculdade e em meu trabalho. muito obrigada.

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    • Olá Maristela,

      As dificuldades são naturais. Estranho seria não ter nenhuma dificuldade. O segredo para lidar bem com as novas tecnologias é perder o medo de começar a usá-las. Depois que você começar e perceber o quanto elas podem facilitar o seu trabalho, certamente não vai mais querer deixá-las.

      Abraço e boa sorte!

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    • Otimo material disponibilizado, precisamos sop nos familiarizar com ele, para que possamos ter facilidade na hora do uso nao estou em sala de aula, mas mesmo na secretaria posso utilizar muito essa ferramenta.

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      • Bem esclarecedoras as informações . Algumas ferramentas já faço uso ,outras não,mas eh sempre bom experimentar novas maneiras de se trabalhar.

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  12. O artigo é muito interessante, pois mostra mais um recurso para usarmos na sala de aula.
    vou usar não somente com os meus alunos mas também com as pessoas do meu circulo de amizades.

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  13. Não trabalho diretamente em sala de aula, mas tudo que vem sendo mostrado é muito interessante e tenho certeza que tudo que aprender com o curso vou repassar aos meus colegas professores.

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  14. Estou participando co muita dificuldade. Mas com certeza vou atualizar. Faco o básico no computador.

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  15. ainda não tenho prática de trabalhos costante da tecnologia.sei o básico.participar desse curso está sendo muito importante para as atividades na sala de aula.

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  16. Muito interessante, adorei conhecer essas possibilidades que auxiliarão muito meu trabalho docente. Vou utilizar com certeza.😊

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  17. Sou analfabeta tecnológica e a cada dia venho superando minhas limitações através de formações que tenho feito em várias plataformas. Se tiver alguém disposto a me ajudar a utilizar mais esta ferramenta, ficarei grata e feliz.

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    • Olá Delzimar,

      Somos todos “analfabetos digitais”. kkkk
      Estou pensando em criar um curso sobre o uso pedagógico das ferramentas do Google. Você toparia?

      Abraço,

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  18. Essas ferramentas são interessantes, por isso devem ser utilizadas para facilitar a aquisição do conhecimento e ainda aperfeiçoar a experiência docente. Pretendo por em prática.

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    • Sim, é uma ferramenta de uso constante, tanto em sala de aula, como para pesquisas e relatórios.
      Em minha escola, preparamos um questionário Sócio-Econômico, para termos maiores conhecimentos sobre as características e necessidades da nossa clientela.

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  19. Usei muito esta ferramenta em um antigo trabalho.
    Lá criei 2 planilhas de alimentação de dados em tempo real.
    A primeira consistia em criar um banco de dados em tempo real de todos os que passaram e que ainda estavam internos na Clinica e a segunda em controlar o estoque de alimentos que dispúnhamos na cozinha, para não ocorrerem problemas operacionais e assim os respectivos donos e responsáveis pelas compras quinzenais saberiam em tempo real o que tinha e o que precisaria ser comprado na próxima quinzena, evitando-se assim gastos desnecessários e faltas de alimentos.

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  20. Ideias bem inovadoras, pena que o proveito delas em minha escola será bem escasso, pois o acesso a este meio de comunicação e aprendizado esta temporariamente indisponível. O que cabe a parte pedagógica , somente do educador teria de ser realizada em casa, o que não tornaria o trabalho muito enriquecedor

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    • Olá Ana,

      Na verdade as ferramentas do Google Drive (antigo Google Docs) podem ser utilizadas até mesmo pelo smartphone, o que nos dá uma boa independência em relação aos recursos disponíveis na escola. E, infelizmente, a infraestrutura das escolas ainda é muito precária.

      Abraço,

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  21. Me parece uma excelente ferramenta colaborativa no mundo “Moderno” em que nos aproximamos do distante.

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  22. Gostei bastante do texto e das orientações contidas nele. Muito uteis para diversificar, dinamizar e incrementar as aulas. Valeu!!!

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  23. Olá,
    Gostei muito das dicas e já quero utilizar o google docs para produzir textos com meus alunos. Acredito que será uma experiência muito enriquecedora e eficaz na produção escrita.

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  24. Bom fiquei muito interessada nessa ferramenta que pode ser usada como forma educativa! Vou acessar e experimentar e espero crescer muito mais enquanto profissional,saber usar os métodos corretos só enriquece o conhecimento.

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  25. Excelente artigo professor, parabéns pelo seu empenho em difundir e motivar o uso da tecnologia em benefício da educação.

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  26. Excelente artigo, quero usar com meus alunos; tenho um pouco de dificuldade para acessar a internet, pois trabalho com jovens em privação de liberdade.

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  27. Professor curti muito seus ensinamentos. Vou colocá-los em prática. Acredito que facilitará muito minha vida. Pois poderei trocar informações com meus colegas de forma instantânea.

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  28. Excelente artigo! Uma ferramenta muito interessante para o fazer pedagógico.Agora teremos que vencer muitas barreiras inclusive do próprio manuseio dessa ferramenta pois nem todos estão hábil nas novas tecnologias ,

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  29. ao ler este artigo fiquei encantado com todo o potencial que temos diante das ferramentas que a internet nos possibilita atualmente e o quanto podemos fazer nossas aulas e pesquisas de maneira mais interativa.

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    • Oi Paula,

      Preciso atualizar sim, mas em linhas gerais apenas as ferramentas do Drive ficaram mais poderosas, a metodologia de utilização é a mesma. Sugiro colocar o post original e propor como “atividade” que cada grupo de alunos descubra o que mudou na ferramenta que propicia novo uso ou mudança na metodologia. Que tal?

      Abração,

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  30. Vejo com interesse essa proposta de trabalho com essa ferramenta, pois favorece uma alavancada em nossa pratica pedagógica

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  31. Realiari um questionário avaliativo e postei em um bog para cursistas acessarem. eles estão respondendo e enviando no próprio blog. Onde ficam as respostas? Como sei quem ja respondeu? No questionário cada cursista se identifica mas finalizado para onde vai?

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    • Olá Glória,

      Se você fez o questionário usando um “formulário” do Google Drive (antigo Docs) os resultados podem ser visualizados no menu “Formulário”, item “Exibir resumo das respostas”.
      Um procedimento sempre recomendável é testar todos os questionários (e outras produções que serão compartilhadas) antes de compartilhar com outras pessoas. As vezes as coisas não sai como esperamos…

      Abraço,

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  32. Coloco uma dúvida: será que vai mudar para melhor? Indica que vai passar a ser Google Drive, sem data definida, onde terá serviço pago. Já na mudança de formato proposta ou efetivada há alguns meses tinha uma perda pouco vissível na informação: a das versões anteriores do documento, não sei se somente para os docs já existentes ou também para todos no futuro. Pela minha experiência com o que foi Yahoo Geocities, ao ser comprado pela Microsoft, posso temer que os caminhos que usamos para indicar os documentos possam ser mudados, por exemplo. Ou que tenhamos mais propaganda, ou que pagar pelo serviço. Chamo a atenção sobre isto.

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    • Olá José,
      Sim, o Google Docs já mudou para Google Drive e desde a postagem do artigo original já ocorreram algumas mudanças nas ferramentas do antigo Docs. O Google Drive ampliou a capacidade de armazenagem gratuita de 1 Gb para 5 Gb, o que é um ganho consideravel, e continua oferecendo a possibilidade de você comprar mais espaço se precisar (o preço é bem atraente, mas é difícil precisar de mais de 5 Gb para armazenar documentos de escritorio – docs, planilhas e apresentações não muito sofisticadas).
      Também fui usuário do Geocities e também não tenho “fé” de que todos os documentos armazenados na nuvem fiquem 100% seguros pela eternidade. Ocorre que, pela minha experiência com os computadores (que já vai para três décadas) eu aprendi que não há armazenamento seguro e que o armazenamento local (em casa, com disquetes, CDs, pendrives e cartões de memória) é muito mais inseguro do que o armazenamento na nuvem (que permite replicações locais).
      Por fim, o armazenamento e a computação na nuvem tendem a se tornar um padrão e, no caso específico do Google, parece que é o “carro-chefe” da empresa e não apenas um penduricalho para atrair clientes. Mas, é claro, sempre é bom desconfiar e replicar os dados importantes em diversas mídias de armazenagem.

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  33. Parabéns Paulo pela iniciativa do Blog e pelo artigo do Google Docs.
    Estou cursando Mestrado e minha pesquisa envolve o Google Docs, então fiquei muito feliz de encontrar o seu artigo, pois não encontro muito material sobre o tema. Provavelmente vou usar alguns trechos do seu artigo e é lógico colocando a fonte.
    Gostaria de saber se você tem outras fontes de pesquisa sobre o Google Docs e se pode me repassar.

    Abraços e aguardo contato !

    Ana Paula

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  34. Conforme o seu artigo acima, podemos então, afirmar que o GoogleDocs é um wiki?

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    • Olá Rafael,

      Não, o Google Docs é mais que um wiki. O Wiki, originalmente, surgiu como meio de produção coletiva via web. O Google Docs incorporou essa idéia e a expandiu para mais que a edição de documentos de texto, permitindo o trabalho simultâneo também com outas ferramentas do pacote de “Escritório” e agregou muitos recursos à idéia original.

      Abraço,
      JC

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  35. Olá professor,

    Parabéns pelo blog e por disponibilizar o “olhar educacional” (que teve) do Google Docs…

    Esteja certo de que passarei sempre por aqui!

    Abraços e muito sucesso,

    Lúcia

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  36. Oi gente! Gosto de atualizações, mas, no momento não terei condições de conhecer mais… obrigada pela dica, e já fico com inveja daqueles usuários das funcionalidades do gdocs…

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    • Olá Rita,

      Usar o GoogleDocs é como usar o pacote do Office (da Microsoft), a única deiferença é que é gratuito, fica disponível o tempo todo na internet e pode ser compartilhado. Experimente!

      Abraço,
      JC

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  37. Venho usando ele cada vez mais, Aplica algo tão simple e tão por mim desejado como a possibilidade de se colorir as pastas. Ninguém percebeu que essa modalidade, comum em qualquer escritório ou até em uso doméstico, valeria a pena colocar no mundo digital?

    Porém tive um desencontro pois para permitir que os alunos vissem uma planilha, mesmo tendo-a publicado na web como permite, não foi suficiente passar o endereço web fornecido. Eles tiveram que ser convidados um a um, e entendo que isto não é o que normalmente deveria acontecer.
    O número de colunas de uma planilha é limitado, mas a limitação não é um problema sério.
    Agora parece que temos um sistema semelhante, gratuito até 2 Gb, o Ubuntu One, Alguém o experimentou?

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    • Olá José Joaquim,

      O GoogleDocs tem a opção de permitir que a planilha seja visualizada sem que se faça login, ou seja, não é preciso convidar por e-mail para que uma pessoa possa visualizar a planilha. Você já usou essa opção?

      Abraço,
      JC

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    • Olá João,

      O compartilhamento de docs do Word se dá como para planilhas ou outros docs. Faça o upload do arquivo original e deixe marcada a opção de permitir que o Google converta o documento para o formato de GoogleDocs, com isso todos os convidados como editores poderão editá-lo on-line. Parte da formatação do Word é perdida na conversão, por isso sugiro que faça uns testes antes de usar.
      Para não ter surpresas, se a intenção for construir um texto compartilhado, use o documento de texto do próprio GoogleDocs.
      Se o objetivo for apenas compartilhar o arquivo, sem permitir sua edição no próprio GoogleDocs, faça o upload do arquivo sem permitir a conversão pelo GoogleDocs; isso tornará o arquivo disponível para quem você quiser e manterá a formatação original, mas não permitirá a edição on-line.

      Abraço,
      JC

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  38. parabéns, pelo artigo, pois dianate da tecnologia aem que vivemos, e mais uma possibilidade de adiquirir conhecimentos é poder trabalhar de forma eficaz.

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  39. Olá prof.
    Parabéns pela iniciativa. Trabalho com Inclusão e Educação Digital em BH/Minas Gerais. Nos cursos que ministro, sempre tento mostrar para os professores, as várias possibilidades que o google docs oferece, enquanto ferramenta pedagógica.

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  40. Interessante seu texto e bem explicativo até para quem ainda não usa o Google Docs! Eu utilizo bastante no “trivial e particular” e para escrita de textos compartilhados. Estou buscando informações para montar um curso virtual no Google. Algumas dicas eu já sabia, outras foram bem importantes.

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  41. Gostei! Uma ferramenta tão simples pode ser usada como forma educativa! Vou acessar e experimentar! Não precisamos mesmo de muito,mas saber usar os métodos corretos.

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  42. Sou autora e tutora de cursos a distância disponibilizados pela Internet. Artigos com assuntos voltados para área de educação, Internet e novas tecnologias me interessam.

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  43. Olá professor

    Também gosto muito desta ferramenta, assim como outros produtos oferecidos pela conta. Utilizamos – os professores – o google docs no ano passado para desenvolver projeto integrado (interdisciplinar), pois necessitávamos de tempos para discussões além daqueles oferecidos pela escola. Funcionou parcialmente, pois estávamos todos aprendendo sua utilização…
    Também o utilizo para incorporar apresentações no Blogger, desde que estejam dentro no tamanho permitido.

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  44. Olá.
    Percebe-se que a exploração das possibilidades pedagógicas da web 2.0 ainda é bastante tímida, o que valoriza a proposta deste site.
    Utilizei o GoogleDocs em 2008/2009 com meus alunos do CE. José Leite Lopes, no Rio de Janeiro. Trabalhei na disciplina Filosofia diversas atividades: textos colaborativos, avaliação online, produção de mapas conceituais. A partir disto outros professores também passaram a utilizar esta ferramenta em sua disciplina.
    Estas experiências geraram um curso online sobre o uso pedagógico do GoogleDocs que estarei ministrando a partir de março.

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    • Olá Mario. Muito interessante seu relato. Porque não nos passa o link do curso online? Talvez tenhamos alguns professores leitores desse blog que se interessem pelo curso.

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  45. Gostariamos de parabenizar pelo artigo, aqui na S R E de Uberaba usamos os formularios para COMUNICAÇÃO com as nossas escolas

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  46. Lí o artigo um pouco por alto mas achei muito interessante.
    Voltarei para ler com mais calma.
    O texto compartilhado será uma ferramenta pedagógica importante para desenvolver a escrita e a leitura das crianças.
    Pretendo utilizá-la.
    Obrigado pela sugestão!

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  47. Olá JC,
    Em nossa escola temos usado o Google Docs com sucesso na elaboração conjunta de simulados e outras avaliações. Por meio dele, compartilhamos e esolhemos os textos o que nos permite uma prática mais próxima da interdisciplinaridade. Uma limitação que temos enfrentado é a dificuldade de formatação observada com as equações matemáticas e alguma dificuldade com o uso de figuras. Mas certamente é uma ferramenta excepcional, pois mesom pessoas que nunca o utilizaram rapidamente foram capazes de fazê-lo.
    Um abraço
    João

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    • Veja a política de direitos autorais (lateral direita do blog). Você pode publicá-lo sob a licença Creative Commons.

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