Comentários


Embora um blog seja um espaço de interação, este blog não tem como objetivo debater publicamente os temas abordados com os seus leitores, o que não impede que o autor o faça particularmente por meio da troca de e-mails com os leitores que assim preferirem.

Sendo assim, todos os comentários recebidos são publicados desde que não sejam ofensivos e estejam no contexto do tema do blog, independentemente de serem críticas ou comentários elogiosos. Para evitar spams e a publicação de “lixo eletrônico diverso”, todos os comentários são previamente lidos por mim. Felizmente até o momento nenhum comentário precisou ser recusado.

Por essas razões tenha em mente que:

1 – se quiser uma resposta ao seu comentário ou que eu lhe esclareça melhor alguma das idéias aqui colocadas, proponha isso no próprio comentário e aguarde uma resposta por e-mail;

2 – eu não me oponho a que leitores comentem comentários de outros leitores, mas todos eles são previamente lidos antes de serem publicados;

3 – o fato de eu não comentar os comentários publicamente não significa que eu não os faça por e-mail e nem que eu os farei necessariamente.

Desde já eu agradeço a todos os leitores que comentam os artigos e, desta forma, me dão um feedback (que é a única forma de “pagamento” que recebo por esses textos) que me incentiva a continuar publicando esses artigos nesse blog.
Abraço,

JC

28 comentários sobre “Comentários

  1. Professor José Carlos,
    Suas informações trouxeram o conhecimento de muitos elementos que simplesmente desconhecia.
    GRATA

    Curtir

  2. olá prof precisando de dicas para implementar meu trabalho, estou com um canal no youtube que ainda está em processo de construção, sei que que posso agregar valores a muitos pais e crianças com um novo olhar voltado para o uso das tic, poderia me auxiliar.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Olá, JC.

    Gostaria de saber o que é necessário para projetarmos no vídeo uma resolução de um exercício de matemática como se fosse uma lousa digital? No caso, a pessoa que resolveria o problema não apareceria. Inicialmente teríamos uma tela em branco. Daí a pessoa começaria a resolver a questão, isso iria aparecer na tela de quem assiste, juntamente com o aúdio.

    Curtir

    • Olá Paulo,

      Basta conectar o computador e fazer a resolução nele, usando o Word ou outro editor de textos, por exemplo, projetando a própria tela do computador. Se preferir também pode gravar a resolução em casa, no formato de vídeo (há vários programas que permitem que você faça isso) e depois apresentar o vídeo durante a aula (u subir o vídeo para o Youtube ou outro repositório de vídeos e fornecer o link para os alunos). Enfim, há muitas opções interessantes. Vai fundo!

      Abraço,

      Curtir

  4. um dia ouvir dizer que muitos blogs nao prestao mais… nao quer dizer que eu nao tenho que nao mexer nesses so porque tenho 10 anos de idade…..

    Curtir

    • Oi Dalila,

      Nesse blog aqui você pode mexer a vontade, ok?
      E boa sorte na sua carreira de professora caso queira mesmo vir a ser uma.

      Abraço,

      Curtir

  5. oii sou uma aluna do intituto ciep jaguari em americana me interesei entrar nesse blog porque eu um dia posso ser uma professora entao tenho que me preparar por isso estou em muitos blogs de professores …. o destino me reserva espero que uma coisa boa eu sempre vou lutar pelo que quero porque eu tenho certeza que deus que que eu faço que euquero

    Curtir

  6. Ola professor,gostaria de saber quais as consequências do descompasso entre a disponibilidade das TICs e a ausências dessa tecnologias na formação do professor que estão a anos em atividade?

    Curtir

    • Olá Natali,

      Excelente questão para reflexão!
      Vamos separar a qustão em partes?
      1 – quais as consequências do ponto de visto do “manuseio” do aparato tecnológico (embutida na famosa frase “não sei mexer e tenho medo de quebrar”)?: essa etapa, em grande parte já foi superada, pois os professores “mais antigos”, como eu, por exemplo, têm televisores sofisticados, microondas, celulares (smartphones) e mesmo computadores, notebooks e tablets (muitos já têm). Manusear o “aparato tecnológico” já não é mais um grande problema;
      2 – quais as consequências no que diz respeito ao uso pedagógico?: aí a questão é mais profunda e eu proponho outra questão anterior a essa: será que esse professor que não sabe usar a tecnologia de forma pedagógica sabe usar lousa e giz de forma pedagógica? Eu, que não tive nenhum treinamento para o uso pedagógico de computadores e internet durante minha formação (porque não havia nem computadores e nem internet) posso lhe garantir que ensinar apenas com giz e lousa é imensamente mais difícil do que usando as novas tecnologias. Então será que o problema é a tecnologia ou é a pedagogia?
      3 – O que podemos fazer diante desse descompasso?: Bem, isso depende, e também cabe outra pergunta antes dessa: queremos fazer alguma coisa? Em toda minha experiência com o uso das TIC em formações com professores eu nunca encontrei nenhum que quisesse usá-las e não viesse a conseguir. Em compensação nunca encontrei nenhum que não quisesse usá-las e que mesmo assim conseguisse usá-las bem.
      Então, resumindo, acho que se existe tecnologia disponível mas não há professores disponíveis para usá-las talvez devêssemos procurar esses professores ao invés de abandonar os recursos. Simples assim. Professores que desejam usar as novas tecnologias existem em número cada vez maior, e aqueles que as abominam, bom, eles devem seguir o mesmo caminho que seguiu a máquina de datilografar.
      E, finalmente, respondendo sua pergunta original, as consequências desse descompasso são o desperdício de recursos, o comprometimento da aprendizagem dos alunos e a falsa noção de que tecnologia traz dificuldades ao invés de facilidades para a sala de aula.

      Abraço,
      JC

      Curtir

  7. Ola, professor
    Tenho acompanhado seu trabalho e tenho gostado muito, porem preciso de sua ajuda. Existe no brasil algum estudo de como esta o avanço tecnológico nas escolas publicas brasileiras e como os professores estão buscando de atualizarem?

    Desde já agradeço.
    Abç

    Curtir

    • Olá Clebison,

      O CETIC possui pesquisas relativamente atualizadas sobre o panorama do uso das TIC nas escolas brasileiras. Dê uma olhada aqui: http://www.cetic.br/tic/educacao/2010/index.htm

      Há várias pesquisas em andamento e atualmente esse assunto tem recebido uma atenção grande das universidades e centros de pesquisa, então acho que você pode encontrar muita coisa nas universidades e nesses centros de pesquisa. Infelizmente não conheço nenhuma referência que centralize os acessos a todos esses estudos.

      Abraço,
      JC

      Curtir

  8. Olá Prof JC.
    Compartilho de suas ideias, mas hoje, durante uma Reunião de Planejamento, eu e um colega, ao apresentarmos um projeto sobre o uso consciente do celular, na “escolassaura” onde trabalho, quase fomos “linchados” pelos colegas e pela equipe gestora por denfendermos o uso do celular a fins pedagógicos. Rsrsrsrs!!!! Parece piada, mas infelizmente eles brigam, reclamam de tudo, porém, agem exatamente como nossa política educacional é… PRÉ-HISTÓRICA E ULTRAPASSADA.

    Curtir

    • Olá Érica,

      Não se surpreenda nem se sinta desmotivada por isso. Antes de vencermos a batalha pela educação de qualidade de nossos alunos temos que enfrentar muitas outras guerras internas com nossos próprios colegas e superiores. Acompanhar os novos tempos, mudar paradigmas e ter mente aberta e disposição para desafios não é habilidade ou competência que fora desenvolvida em nós durante nossa formação acadêmica ou que tenhamos adquirido assistindo as aulas de nossos professores durante a escolarização básica. Tudo o que é novo e exige mais que a mera repetição de “comportamentos decorados” espanta, causa medo e insegurança. Continue na sua luta, leve seu projeto adiante e depois publique e divulgue os resultados dele na sua própria escola e nas redes sociais. A Escolassaura não se extinguirá sozinha. Nós teremos que extingui-la. E ela vai tentar resistir enquanto puder.

      Grande abraço,
      JC

      Curtir

  9. Olá, Professor PC,
    Sou professora e estou cursando o Mídias na Educação-Especialização. Durante as pesquisa tive a oportunidade de encontrar o seu blog que está me ajudando nos estudos. (quero desenvolver o meu projeto com o tema a contribuição do blog na aprendizagem…) Gostaria se possível que vc me enviasse algum aterial.
    Um abraço fraterno, Célia Regiane

    Curtir

    • Olá Célia,

      Aqui no meu blog há uma matéria sobre o uso pedagógico do blog. Não entendi muito bem que tipo de material você está buscando. Se puder me esclarecer melhor talvez eu possa ajudá-la.

      Abraço,
      JC

      Curtir

    • Olá Adriano,

      Visitei seu site e já o incluí em uma nova categoria de links do meu blog, a categoria de “Cursos gratuitos”. Fique à vontade para divulgar o eu blog no seu site.

      Abraço,
      JC

      Curtir

  10. Aí pessoal, acho que encontramos um forma eficiente e atrativa de trocarmos experiências,já que é tão difícil pessoalmente… Já criei o meu blog, como muitos da nossa turma e espero poder dar continuidade principalmente nas férias. Adorei esta ferramenta e acredito que será de grande valia!!!

    Curtir

  11. JC,neste trabalho você vem novamente oferecer conteúdos que nos ajudara a melhorar nosso desempenho profissional. E como diz, o programa é divulgar nosso trabalho, o que aprendemos e o que queremos ensinar. Basta saber qual publico se destina o BLOG.

    Curtir

  12. JC, mais uma ferramenta interessante que você nos apresentou, ter um blog requer um desenpenho muito grande para que seja atrativo.

    Curtir

  13. JC, novamente você apresenta novas formas de utilização das ferramentas da internet. No caso do blog, realmente é muito mais difícil alimentá-lo. Assim. saber o que quer, antes de criar um torna-se fundamental.

    Até mais…

    Curtir

  14. JC achei muito interessante o conteúdo exposto nesse texto para que eu pudesse conhecer melhor como liudar com um blog.Espero poder continuar recebendo orientações. Um abraço!!!

    Curtir

  15. Caro Professor José Carlos,
    Apesar de já trabalhar com blogs há algum tempo, suas informações trouxeram novos entendimentos, muitos deles elementares, que simplesmente desconhecia.
    Criei um link no topo do meu blog para que todos possam beber na fonte os seus preciosos conhecimentos.
    Abraços fraternos
    Fernando Antônio

    Curtir

  16. Olá,
    sou professora e estava pesquisando fontes para o meu trabalho de conclusão de curso da minha pós graduação (FTC EAD – Metodologia do Ensino de Língua Inglesa) quando achei o seu blog. Os assuntos estão relacionados à minha pesquisa e eu estou a procura de fontes, artigos, etc sobre o perfil do professor que usa o computador e a internet. Por favor se tiver alguma coisa, me avise. Muito obrigada pela atenção.
    Parabéns por seu trabalho.

    Curtir

Deixe um comentário