Copyright


Este blog e tudo o que nele há, salvo referência explícita em contrário, segue uma política de direitos autorais baseada na Licença Creative Commons Attribution-Noncommercial-Share Alike 2.5 Brazil. Por essa licença os usuários podem copiar, modificar e distribuir todo o material aqui encontrado, desde que não se faça uso comercial dele e que a distribuição ou modificação da obra cite explicitamente a fonte.

Para citar um artigo ou parte dele forneça em local apropriado (geralmente no final do texto) a referência ao artigo no formato ABNT conforme sugerido no final de cada artigo.

Publicações impressas ou em formato “offline” (jornais, revistas e outras mídias de distribuição “material”) e empresas comerciais com finalidade lucrativa devem antes solicitar uma licença específica do autor.

Qualquer dúvida ou caso não suficientemente esclarecido acima, ou divergente da licença CC 2.5 Brasil, deve ser encaminhado previamente à apreciação do autor.

27 comentários sobre “Copyright

  1. Olá professor,

    Sou aluno de uma pós graduação em educação global e penso em criar um blog para divulgação dos trabalhos academicos da minha turma e pensei em utilizar sua forma de ressalvar os direitos autoriais no Creative Commons Attribution-Noncommercial-Share Alike 2.5 Brazil. Você pode me dar alguma dica de como fazer esse processo ?

    Curtir

    • Olá Ana Lucia,

      A rede pública é uma grande incógnita. As escolas não são iguais. Na verdade há diferenças enormes entre uma e outra em todos os aspectos, inclusive no que diz respeito aos recursos disponíveis. O melhor a fazer é “mapear” os recursos da escola onde estiver trabalhando e então traçar um plano de trabalho a partir desse mapeamento inicial. Aliás, “brigar” por recursos é parte importante de qualquer estratégia de inclusão digital.
      Boa sorte e bom trabalho!

      Curtir

  2. Olá, professor José Carlos!

    Primeiramente, é um prazer enorme conhecer seu trabalho, o que aconteceu hoje, e desde já lhe dou meus parabéns!
    Você é fera!
    Sou professora de Língua Portuguesa, cursando Psicopedagogia e meu esposo, professor de TI e Pedagogia (EAD), e irá indicar seu link para os alunos também.
    Estamos muito agradecidos e contentes por achá-lo…Seus artigos nos serão muito úteis!
    Li as condições de uso, e coloquei o artigo sobre a lousa digital em meu Face, ok? Com os devidos créditos:

    https://www.facebook.com/maria.d.lacerda.3
    Um grande abraço, professor e colega!
    Deus ilumine seus passos e seus caminhos, sempre!!

    Curtir

    • Olá Maria das Graças,

      Obrigado pela visita e pelo comentário. Fico feliz que tenha achado meu trabalho útil: esse é o propósito. Fique à vontade para usar os artigos.

      Curtir

  3. Prof. José Carlos,
    Bom dia.
    Agradeço por seus artigos, me ajudaram muito a visualizar o que está sendo discutindo hoje sobre o uso de celulares nas escolas e quero participar desse debate.
    Moro na cidade do Rio de Janeiro e a lei municipal proíbe o uso. Essa lei não prevê o que fazer quando o aluno usa o celular dentro de sala de aula. O Código Penal está pensando em considerar crime o uso de celular em presídios. Será que devemos ver as escolas também como presídios? Alunos são bandidos? Qual a punição a ser aplicada? Deve haver punição?
    Parabéns pelo seu trabalho, muito esclarecedor!
    At.
    Daniela

    Curtir

    • Olá Daniela,

      Na verdade as escolas são como presídios (veja as grades nas portas e janelas, os alunos enfileirados em carteiras e com restrição de mobilidade, horários rígidos, rotina rígida, proibições várias, ambiente repleto de regras e normas, mas sempre sujeito a “jeitinhos” e “tráfico de influências”). Sim, a escola, muitas vezes e e muitos lugares, ainda é uma grande cadeia e, como toda cadeia, não forma, deforma. Por isso temos a obrigação de mudá-la, mudarmos a nós mesmos e permitirmos assim a mudança de nossos alunos.
      Obrigado pelo seu comentário (aliás, você pode postar os comentários diretamente nos artigos que está comentando sempre que quiser, ok?).

      Curtir

  4. Olá JC

    Acompanho seu blog desde que participei do fórum sobre O Mito do Aluno Digital no Educarede e acredito que seus artigos, da forma como os temas estão dispostos e escritos ajudam a informar, esclarecer e ajudar aos demais professores em suas práticas.
    Copiei alguns destes artigos (O Uso pedagógico de…) e pretendo arquivá-los em uma pasta (biblioteca) do grupo de professores do qual faço parte, com os devidos créditos, conforme indicado.

    Curtir

    • Olá Conceição,

      Obrigado por acompanhar o blog. Fico feliz que os artigos tenham sido úteis para você e para os colegas. Apesar das atualizações não serem muito frequentes, procuro colocar algo novo sempre que posso. Continue acompanhando.

      Abraço,
      JC

      Curtir

  5. Olá! JC

    Meu TCC levará algumas citações de artigos seus.
    Coloquei referências do blog, site e de referências que disponibilizou.
    Fiquei muito interessado no assunto, e pretendo implantar na escola toda
    essa informação.
    Na escola em que trabalho, todos os professores receberam notebook, mas é triste saber que não utilizam, porque não conhecem essas ferramentas entre outras e não sabem utilizar o equipamento.

    Curtir

  6. JC

    Mil perdões! Utilizei um artigo seu “Uso pedagógico do googledocs” num googlegroups e simplesmente esqueci de citar as referências. Deixei sua assinatura, mas errei em não citar o resto. Desculpe minha falha, realmente só me dei conta dela depois.

    Beijos, obrigada pela compreensão!

    Curtir

    • Ah, menina travessa! Vou puxar a sua orelha!

      Tenho certeza de que você fez tantas erratas que acabou citando a fonte mais vezes do que precisava. 🙂

      Abraço,
      JC

      Curtir

  7. Professor José Carlos, Boa Noite…

    Gostei muito de seus artigos e material de consulta e apoio aos professores. Peço sua autorização para continuar sua proposta e utilizar os conteúdos para meus colegas professores em minhas aulas de informática.

    Já verifiquei a politica de copyright, mas é sempre bom falar com o mestre…

    Abraços e mais uma vez parabéns pelo trabalho e pela divulgação.

    Alessandre Fidalgo

    Curtir

  8. Olá, José Carlos
    Realizo formações do convênio MEC-ProInfo e com Professores de Informática Educativa (POIEs) no município de Santos/SP.
    Também estamos implantando AFT em 4 escolas.
    Posso indicar/oferecer seus textos para os cursistas ???
    Claro, sempre indicando referência bibliográfica/site !!!
    Gláucia

    Curtir

  9. Olá a todos,

    Esou em busca de formação e achei bacana seus artigos.
    Obrigada por doar seu tempo e profissionalismo para que o nosso país tenha profissionais competentes nessa abençoada e árdua profissão…ser professor.
    Abraço,
    Ana Paula/ Fortaleza-Ce

    Curtir

    • Olá Ana Paula,

      É uma grande satisfação para mim me sentir útil e encontrar pessoas que valorizam o meu trabalho. Principalmente numa área em que virou “moda” baixar a lenha nos professores para livrar a cara dos políticos.

      Curtir

Deixe um comentário