Sobre o prof. JC


jc-menorMeu nome é José Carlos Antonio, sou físico, educador,  pesquisador, autor de material didático de Física para o Ensino Médio e cursinhos, de Matemática para o Ensino Fundamental, médio e superior, para formação de professores (EAD) e diversos outros materiais de uso educacional, fui formador do Cenpec e do Educarede, consultor de EAD e TI de várias instituições, trabalho com o uso pedagógico das TDIC há cerca de duas décadas e participei de “n” projetos nessa área ao longo desses anos.

Você pode ver o meu portifólio no meu site e pode descobrir em que ando me metendo atualmente consultando meu perfil público no Linkdin. Você também pode saber um pouco mais sobre mim (se quiser) acessando meu Currículo Lattes. Outra alternativa mais moderna de me conhecer consiste em digitar na busca do Google “José Carlos Antonio” ou então “Prof. JC“.

Este blog, Professor Digital, é o local onde compartilho algumas reflexões e sugestões sobre o uso pedagógico dos computadores e da Internet, além de tratar de assuntos correlatos. É um blog de referência dedicado a educadores que buscam compreender melhor esse “estranho mundo novo das TDIC e dos paradigmas do aprendizado em rede”. Os artigos deste blog são citados em mais de duas centenas de artigos científicos, TCC, dissertações e teses, além de revistas especializadas. As citações em outros blogs e sites relacionados à Educação e uso das TDIC ultrapassam os milhares. Até este ano os artigos deste blog já foram lidos por mais de um milhão de educadores e especialistas da área.

Esse blog é uma iniciativa particular, não possui financiadores, não está vinculado a nenhum governo ou instituição pública ou privada, não comercializa produtos e nem faz propaganda, marketing ou divulgação de produtos ou empresas. Todo o material aqui disponibilizado está liberado para cópia e distribuição como REA nos termos descritos na página Permissões de Uso (Copyright).

Anúncios

34 comentários sobre “Sobre o prof. JC

  1. Professor José Carlos, sou iniciante no uso das tecnologias voltadas para educação, iniciante também no curso de pedagogia da UFC no estilo EaD (educação a distância) o que vai me possibilitar bastante o uso dessa tecnologia. Seus textos me ajudaram muitos a ter uma posição positiva no uso dessas tecnologias, a entender que podemos compartilhar assuntos importantes sobre a educação brasileira. Meu muito obrigada e parabéns pelo lindo trabalho!!!!

    Curtir

    • Olá Aline,

      Fico feliz em ter colaborado um pouco na formação da sua opinião sobre o uso das TDIC.
      Colaborar é a palavra chave nessa nova sociedade do conhecimento.
      Seja bem vinda à turma!

      Abraço.

      Curtir

  2. “Aquele que repassa o que aprende, é agraciado pelo saber aprender”
    Prof. JC, o material que voce disponibiliza em seu blog, pode ser usado em sala de aula e também em meu blog deixando claro que todos os direitos autorais serão preservados.
    att
    Edson de Oliveira Reis
    Prof. estagiário de sociologia
    Escola Estadual Sao Vicente Divinópolis MG

    Curtir

    • Olá Edson,

      Pode usar o material a vontade, é para isso que ele foi produzido mesmo. E a licença de uso é CC (aberta). Curiosamente, hoje estou aqui pertinho de Divinópolis (Cássia), uma boa coincidência.

      Abraço,
      JC

      Curtir

  3. Olá professor,
    Sou Conceição Rosendo, estou iniciando curso no eproinfo -MEC. Gostei muito do blog, tem uma apresentação suave, percebo que o senhor muito contribuirá com nossa formação, espero estar sempre absolvendo conhecimentos novos na EAD.

    Curtir

  4. Olá, tudo bem?

    Adorei o blog! Gostaria de entrar em contato para lhe fazer uma
    proposta interessante para o site.
    Por favor, aguardo seu retorno.

    Grata, Verônica

    Curtir

  5. Olá prof.Antonio José, sou multiplicador da divisão de Educação a Distância e Tecnologia educacional, da Secretaria de Estado de Educação do Acre, hoje tive aportunidade de está lendo alguns dos seus artigos, parabenizo pelos os mesmos, ao mesmo tempo, como foi de grande valia e enrequecimento do meu trabalho junto aos professores e alunos da rede estradual.
    Parabens Professor.

    Curtir

    • Olá Alacoque,

      Obrigado pela visita ao meu blog. Fico feliz que os artigos tenham sido úteis para você.
      Bom trabalho para todos aí no Acre.

      Abraço,
      JC

      Curtir

  6. Adorei seu Blog. Para mim foi muito útil a leitura do texto “O uso pedagógico da Sala de Informática da escola”, pois trouxe várias soluções de como usá-la mesmo que o professor não esteja presente e mesmo que ele não entenda muito dos TICs.

    Curtir

  7. Caro Professor
    Parabéns pelo Blog.
    Vou socializar este blog com meus alunos dos cursos de pós-graduação.

    Abraços, Estela

    Curtir

  8. Olá,

    Meu nome é Vanessa, sou da Revista Fórum e gostaria de saber se vocês podem contribuir na divulgação de um concurso sobre tecnologia sociais para professores e educadores de ensino fundamental.

    É a segunda edição do concurso “Aprender e Ensinar Tecnologiais” promovido pela Revista Fórum e Fundação Banco do Brasil. Os 5 melhores projetos que unam educação e tecnologia social ganham uma viagem para o próximo FSM em Dacar Senegal.
    Cada inscrito ganha também uma assinatura da Revista Fórum e uma edição do livro “Geração de Trabalho e Renda”.

    o site é esse.
    http://www.revistaforum.com.br/ts

    Se vocês me passarem um email posso lhe explicar melhor como estamos fazendo parcerias, ok?

    Agradeço já a atenção.

    Um abraço,

    Vanessa Nicolav
    vanessa@revistaforum.com.br

    Curtir

  9. Caro prof.
    Parabenizo plelo artigo publicado. Sou também prof.do sistema EAD. Coordeno o Curso de Ciências Biológicas modalidade EAD, da Univ. de Pernambuco -UPE. E coordeno o Ensino Médio do Col. Diocesano de Garanhuns. Seu artigo veio na hora exta para uma discussão em torno do chamado Professor Digital e suas competências. Utilizarei o seu texto com a sua permissão para divulgação entre meus professores para que os mesmos possam atentar para o uso da lousa digital em nosso colégio, que hora estamos implantando esta modalidade, pelo sistema de ensino COC.

    Curtir

    • Olá Prof. José Souza,

      Fique à vontade para usar todos os textos que quiser. E dê meu abraço para o pessoal aí de Garanhuns (estive aí alguns anos atrás dando oficinas sobre uso das TICs para professores da rede pública).

      Abraço,
      JC

      Curtir

  10. Professor, parabéns pelo seu blog e por seus escritos. Peço-lhe permissão para citá-los em minha pesquisa de mestrado, que, por sinal é sobre Inclusão digital do professor. Espero uma resposta e mais uma vez, parabéns!

    Curtir

    • Olá Inês, é claro que você tem minha permissão (veja a página “Permissão de uso (copyright)”) e fico feliz em poder contribuir com seu trabalho.

      Curtir

  11. Professor.
    É muito bom ver pessoas que são capazes de fazer a diferença, vc faz.
    Parabéns pelo seu trabalho e obrigada por compartilhar o que sabes com outras pessoas.
    Aprendizes.

    Curtir

  12. Passei por aqui e gostei muito dos artigos. Estava trabalhando com tecnologias móveis na pós de Mídias na Educação. Seus artigos vieram como um complemento excelente. Parabéns!

    Curtir

  13. Em tempo: Valeu pela contribuição, socializarei com todos os meus COLEGAS (e não colega) inclusive com vários Mestres Giz.

    Curtir

  14. Não devo começar com um olá colega! mas sim, revolucionário colega!
    Também sou professor, fiquei maravilhado com os seus artigos, com toda certeza trará uma grande contribuição parao processo de ensino-aprendizagem. Nota 100, mil…. para o artigo Mestre Giz. Ao lê-lo passou um grande filme na minha cabeça, relembrei de vários momentos com os meus colegas no dia a dia da escola, excelente! quanto ao uso do celular, até hoje, eu era terminantemente contra, hoje porém, vou repensar sobre o seu uso.
    Valeu pela contribuição, socializarei com todos os meus colega, inclusive com vários mestres giz.

    Curtir

  15. Olá José
    Assim como você sou professor de física e trabalho com TICs na Educação principalmente na área de exatas.TEnho certeza que este é um caminho sem volta para a Educação e sua utilização em sala de aula se dá de forma coerente e principamente compartilhada entre professores.Por isso gostaria de disponibilizar a nossa ideia aqui no Rj do site EADLAB onde propomos atividades para os alunos de formaa compartilhar conteúdos em atividades on line.Gostaria de entrar em contato com você e demais professores para juntos pudéssemos trocar experiências e propostas que venham a contribuir para o desenvolvimento da Educação em nosso país.Gostaria de sua autorização apra utilizar seus textos paraa sensibilização em cursos de capacitação que estaremos oferecendo em 2010.Certo de sua atenção a agradeço e aguardo contatos em Breve.
    Helez Costa Merlin
    Professor de Fìsica Teórica e Experimental – Colégio Metodista Bennett Rio de Janeiro

    Curtir

  16. Olá, colega!!!
    Seu Blog está EXCELENTE!!! Vou, como vc mesmo disse, repassar o endereço para outras colegas. Vale muito uma visita e até mesmo tirar ideias e imprimir alguns textos. Sua contribuição está maravilhosa.
    Outra coisa: gostaria de saber o email do professaor de filosofia, Elder Itabajar, que fez um dos comentarios acima. Se souber envie para meu email, por favor.
    Abs,
    Maria do Carmo

    Curtir

  17. Caro professor José Carlos, como não vi nada relacionado a direitos autorais resolvi pedir sua permissão para retirar trechos de seu blog para usá-los como referência na escola onde trabalho, bem como imprimir o artigo intitulado “Você é um professor digital?” postado no seguinte enderço: https://professordigital.wordpress.com/2008/06/30/voce-e-um-professor-digital/ Desde já, gostaria de deixar claro que todos os direitos autorais serão preservados.

    Sou responsável pelo laboratório de informática de nossa escola e este artigo em especial seria de grande proveito para nós.

    Atenciosamente,

    Elder itabajar
    Professor de filosofia e dinamizador do Colégio Laurentino Martins, Goianésia – GO

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s