Uso pedagógico dos fóruns


Fórum: o que é, para que serve e como usá-lo pedagogicamente

Internet na Escola: exemplo de um fórum com finalidade pedagógica
Internet na Escola: exemplo de um fórum com finalidade pedagógica

Uma das ferramentas interativas mais comuns em qualquer Comunidade Virtual ou Ambiente de Ensino à Distância é o fórum. O fórum também é conhecido e referenciado às vezes como “lista de discussão” ou “grupo de discussão”.

Um fórum é um espaço interativo assíncrono para troca de mensagens e, às vezes, arquivos. Todas as mensagens enviadas para um fórum podem ser distribuídas para todos os seus participantes e ficam armazenadas no fórum para consulta posterior.

Os fóruns podem ser públicos, quando qualquer um pode acessar os seus recursos, ou privados, quando apenas os usuários registrados nele podem ler e publicar mensagens. Em geral, mesmo nos fóruns públicos, é necessário que o usuário esteja registrado como participante do fórum ou da comunidade (ou site) que fornece o fórum.

Os fóruns podem ser mediados ou não. Quando um fórum é mediado existe uma pessoa ou um grupo que acompanha e orienta o uso do fórum podendo, em alguns casos, bloquear usuários, excluir mensagens ou submetê-las à mediação antecipada (ou seja, as mensagens só são liberadas para o fórum após a aprovação dos seus mediadores).

Há fóruns temáticos onde se discute apenas um determinado tema ou onde os temas são fornecidos periodicamente pelos mediadores e, outros, onde os temas são livres e propostos diretamente pelos usuários.

Ao contrário de uma Comunidade de Relacionamento, onde as pessoas trocam mensagens pessoais e as conversas são descomprometidas, podendo abordar qualquer tema e, muitas vezes, envolvendo apenas um “bate-papo” entre os participantes, os fóruns geralmente abrigam debates ou conversas direcionadas para o tema do fórum (embora isso não seja uma regra determinante em todos os fóruns e existam fóruns específicos para relacionamentos sociais). Por essa razão, os fóruns são organizados de forma que para cada tópico aberto siga diversas mensagens em resposta a ele, todas relacionadas diretamente à mensagem original que abriu o tópico.

Exemplo de mensagens e respostas aninhadas
Exemplo de mensagens e respostas aninhadas

Fóruns podem tanto fornecer um espaço para a expressão e a autoria de seus participantes quanto um espaço de estudo e reflexão e, geralmente, se prestam a ambos. Por serem ferramentas assíncronas, onde cada um pode acessar, ler e escrever em qualquer tempo, e porque estão disponíveis na Internet, eles permitem que seus participantes acessem-nos de qualquer lugar e a qualquer momento, dando assim uma flexibilidade e uma praticidade de uso muito grande.

Do ponto de vista pedagógico os fóruns podem ser utilizados de várias formas:

1 – como elementos de organização do estudo de determinado tema ou texto: neste caso, um tópico inicial, que pode conter um texto ou várias referências de estudo, abre uma discussão sobre o tema abordado e é seguido pelas mensagens com comentários dos participantes. Como o fórum mantém armazenadas as mensagens enviadas pelos participantes, eles permitem que essas participações sejam analisadas e avaliadas pelo professor ou mediador. Um exemplo de uso pedagógico pode ser a discussão do tema de uma determinada aula, palestra, ou texto submetido aos alunos de uma classe para que estudem-no e o comentem no fórum.

2 – como espaços de socialização e fortalecimento de relações sociais: nesse caso os fóruns permitem que os participantes se conheçam, se apresentem e troquem mensagens sobre assuntos pessoais. Esse tipo de fórum é normalmente utilizado quando se reúnem pessoas espacialmente dispersas e que não se conhecem e quando se deseja que elas se apresentem e falem sobre si mesmas. Um exemplo de seu pedagógico pode ser a integração entre alunos e professores de diferentes escolas no momento inicial de um projeto ou tarefa conjunta.

3 – como espaço de troca de experiências, reflexões e informações: nesse tipo de fórum há um contexto, ao invés de um tema, que engloba todos os usuários de uma mesma comunidade de interesses. É comum, por exemplo, quando um fórum reúne professores de uma determinada disciplina ou que estejam interessados em aprender e discutir sobre um dado assunto. Um exemplo de uso pedagógico desse tipo de fórum é o fórum Internet na Escola, do Educarede, onde o tema motivador é o uso pedagógico dos computadores e da Internet (TICs).

4 – como biblioteca e para distribuição conteúdos específicos: nesse tipo de fórum as postagens geralmente trazem textos, arquivos anexados ou referências para estudo e o fórum é um meio de disseminar essas informações pelo grupo de participantes. O fórum funciona como uma “biblioteca” porque mantém armazenadas todas as mensagens e é mais prático do que uma biblioteca on-line porque distribui essas informações para todos os seus assinantes. Um exemplo de uso pedagógico desse tipo de fórum consiste em reunir e distribuir, para os alunos de uma dada turma, as informações sobre uma determinada disciplina ao longo do ano letivo, como uma espécie de biblioteca de paradidáticos (ou mesmo didáticos) sobre a disciplina em questão.

5 – como lista de avisos e distribuição, ou para coleta de informações: nesse tipo de fórum os participantes recebem avisos e comunicados sobre o tema do fórum ou sobre o tema corrente ou, alternativamente, recebem tarefas que devem cumprir e para as quais podem usar o fórum como meio de envio dessas tarefas. Um uso pedagógico para esse tipo de fórum consiste em remeter “tarefas de casa” e colhê-las novamente nas postagens de resposta dos alunos.

6 – como meio de documentação e relato: nesse tipo de fórum as mensagens e tópicos relatam ou documentam ações de um projeto em andamento e o fórum funciona como um “diário do projeto”. Um uso pedagógico para esse tipo de fórum pode ser o de documentar um determinado projeto de aprendizagem de uma turma ou da própria escola ou, ainda, como meio de documentação de todos os projetos em andamento em uma escola.

Evidentemente há ainda muitas outras possibilidades e elas aparecem a cada dia, pois os fóruns são ferramentas bastante flexíveis e tendem a se adaptarem às novas necessidades e tecnologias.

O que pode e o que não pode:

Apesar de terem formatos e propósitos variados, há algumas regras que se aplicam a praticamente todos os fóruns e que ajudam a mantê-los produtivos e organizados:

1 – é importante manter uma conversação adequada, pois todas as mensagens são públicas e distribuídas para todos os participantes. Isso significa que não se pode nem pensar em usar termos chulos, palavrões, ou expressões rudes com os colegas. Também não é recomendável usar gírias ou expressões muito regionais em fóruns com participação de pessoas do país todo, pois muitos participantes não compreenderiam essas palavras ou podem mesmo ter significados diferentes para elas. Da mesma forma, abreviações e expressões simplificadas que usamos em trocas de mensagens por meio de bate-papos, recadinhos do Orkut ou no MSN, nunca são bem vindas nos fóruns.

2 – a participação em um fórum deve ser frequente se você espera interagir com os demais participantes pois, embora o fórum seja uma ferramenta assíncrona e cada participante possa responder a uma determinada mensagem quando lhe convier, se o tempo decorrido entre a mensagem original e a resposta for muito grande, pode ocorrer da resposta já não ser importante quando for enviada, ou dos demais participantes nem terem mais interesse nela. Disso decorre que, apesar de ser uma ferramenta assíncrona, o fórum requer uma frequência de participação relativamente grande e que as mensagens sejam respondidas em um prazo curto.

3 – não devemos responder uma mensagem criando um novo tópico, mas sim respondendo diretamente ao tópico para o qual se quer dar uma resposta. Para isso os fóruns têm sempre uma opção de “responder à mensagem” e outra para “criar um novo tópico”. Quando respondemos uma mensagem criando um novo tópico, dificilmente os demais participantes perceberão que essa nova mensagem é uma resposta. Os fóruns também possuem, geralmente, uma organização “em cascata”, de forma que as respostas ficam “aninhadas” (deslocadas para a direita) em relação às mensagens que estão sendo respondidas. Isso permite uma melhor visualização das perguntas e respostas, mas que só funciona bem se você usar corretamente o recurso de responder ou criar novos tópicos.

4 – devemos seguir as regras de netiqueta, que incluem não escrever com letras maiúsculas nem usando negrito, e sobre como usar símbolos para representar emoções (os emoticons), são especialmente válidas nos fóruns e devem ser seguidas se você quiser ser bem aceito pelos demais participantes. É considerado falta de educação quebrar essas regras e, como os fóruns são ambientes sociais, é desagradável parecer “chato e deselegante” para os colegas. Conhecer as regras de netiqueta é um requisito básico para começar a participar dos fóruns de forma produtiva.

5 – não devemos postar mensagens em um fórum sem antes conhecê-lo e saber como são suas regras e qual é o tipo de fórum. Isso significa que antes de enviar uma mensagem é recomendável ler várias mensagens dos membros do fórum para saber como eles interagem e sobre o que o fórum trata (se é temático, se é de relacionamento social, etc.). Uma mensagem discrepante das demais, quer pela forma, quer pelo conteúdo, é quase sempre uma “quebra de netiqueta”.

6 – não devemos fazer críticas pessoais e, em nenhuma hipótese, ofender outro participante. Os fóruns abrigam discussões “coletivas”, embora permitam o confronto de idéias entre pessoas individualmente. Isso quer dizer que se sua opinião for agressiva você deve enviá-la diretamente ao e-mail da pessoa com quem quer polemizar e não ao fórum, da mesma forma como resolvemos nossos problemas pessoais conversando diretamente com a pessoa envolvida e não com um microfone e um autofalante em praça pública.

A participação nos fóruns nos possibilita aprender, ensinar e estabelecer relacionamentos com outras pessoas, mas requer de nós que sejamos capazes de nos relacionar virtualmente de forma educada, amigável e organizada, respeitando as regras de cada fórum e os valores de cada grupo participante. Embora a virtualidade da Internet nos faça parecer às vezes que estamos sozinhos em nosso computador quando escrevemos uma mensagem para um fórum, na prática cada mensagem nossa é como uma fala que fazemos diante de um auditório muito grande e repleto de pessoas diferentes que nos observam.

Para consultar na internet:

netiqueta

(*) Para citar esse artigo (ABNT, NBR 6023):

ANTONIO, José Carlos. Uso pedagógico dos fóruns, Professor Digital, SBO, 08 jun. 2009. Disponível em: <https://professordigital.wordpress.com/2009/06/08/uso-pedagogico-dos-foruns/>. Acesso em: [coloque aqui a data em que você acessou esse artigo, sem o colchetes].

Anúncios

162 comentários sobre “Uso pedagógico dos fóruns

  1. Interessante… Isto mostra a nós professores o quanto que temos em aumentar no aperfeiçoamento constante sobre ferramentas virtuais para o aprendizado.

    Curtido por 1 pessoa

  2. O fórum realmente ajuda a tirar muitas dúvidas. Aproveito a oportunidade para dar uma dica que pode ser utilizada em conjunto com os Fóruns.

    Conheça a Rede Social de Conhecimento: http://www.efuturo.com.br
    Criem jogos EDUCATIVOS sem precisar conhecer programação e compartilhe nas: Redes sociais, sites, blogs, Google Sala de Aula e nas Plataformas de EAD que você costuma utilizar.
    Desenvolvido por professores para professores e alunos. Jogue e se desejar crie o seu personalizado. O eFUTURO já começou!

    Curtir

  3. Texto claro que orienta o comportamento de um participante em um fórum. Vi que o respeito é a base de um bom relacionamento virtual, o diálogo é fundamental, a troca de conhecimento é bom.

    Curtir

  4. Confesso que ainda não fiz nenhuma construção e nunca atentei a construir um fórum. Mas, vou pegar essas orientações para construção de um fórum.

    Curtir

  5. Confesso que esse material foi de grande valor, me dei conta dos erros que vinha cometendo por desconhecer muitas regras.

    Marildes Gomes

    Curtir

  6. Achei o texto muito interessante e esclarecedor. Iniciei minha carreira acadêmica esse ano e ainda não conhecia essa ferramenta no ambiente virtual da Universidade. Por ministrar uma disciplina de Psicologia Clínica, acredito que discussões de casos clínicos, filmes, etc. nos fóruns seria uma ótima complementação de aulas.

    Curtir

  7. tudo isso pra mim é novo,gosto de coisas novas,nos ajuda cada vez mais a atualizar os conhecimentos de forma segura.

    Curtir

    • As novas ferramentas digitais tem criado uma verdadeira revolução na relação professor X aluno, ensino X aprendizado, educação X desenvolvimento socioeconômico, exigindo dos profissionais da educação uma constante reciclagem, onde as diretrizes estratégicas apoiam-se nos conceitos de rede, globalização, colaboração, cognição e inclusão digital…

      Curtir

  8. É uma ferramenta muito útil. Além de fazer com que o aluno reflita sobre o tema estudado, formulando suas próprias opiniões, também promove uma interatividade entre todos os participantes, através de trocas muito enriquecedoras de informações, conclusões, levantamento de novas discussões, entre outros benefícios ao aprendizado.

    Curtir

  9. olá
    Uma das informações que achei muito relevante é a que menciona a importância da comunicação escrita utilizando os métodos convencionais e ortografias corretas. Com o avanço da tecnologia online as pessoas estão ficando preguiçosas até mesmo para redigir uma simples mensagem.

    Curtir

  10. Acho importante a participação no Forum,pois nos permite trocas de ideías,mas confesso que não estou muito familiarizada.Se puderem ajudar-me agradeço,obrigada!

    Curtir

  11. Eu naõ entendo muito das novas tecnologias, mas ele é facil de entender. Até agora estou conseguindo acompanhar, estou gostando muito.

    Curtir

  12. Considero o Fórum uma ferramenta útil e interessante, pois te dá a oportunidade de discorrer sobre um mesmo assunto, porém agregado de visões e experiências diversas. Considero importante também respeitarmos a fala do colega, interagindo de forma respeitosa e amigável.

    Curtir

  13. Será um enorme aprendizado para minha pessoa, participar de discussões pertinentes ao tema proposto através dos fóruns e espero contribuir para com os outros participantes, além de me socializar com alunos e professores.

    Curtir

  14. O texto é excelente,digo que estou cada vez mais atualizada nas questões do ensino a distancia,ajuda cada vez mais a atualizar meus conhecimentos de foma mais segura e tranqüila.

    Curtir

  15. fiquei surpresa com o netiquetas, as vezes não nos preocupamos com a maneira como falamos ou nos expressamos. tudo isso pra mim é novo.gosto de coisas novas.

    Curtir

  16. Estou um pouco assustada com tanta tecnologia!!! Espero conseguir acompanhar e não atrapalhar todos voces!!!

    Curtir

  17. Interessante o artigo, utilizo muito os fóruns para sanar algumas duvidas e tirar duvidas de outros participanetes na área de TI. Na época em que dava aula e fazia manutenção de sistema, era meu “grande companheiro”, Nos dias de hoje é primordial o conhecimento de tal ferramenta, pois agiliza o aprendizado e abre novos horizontes, parabens pelo artigo

    Curtir

    • Nele ocorre três espécies de fenômenos: a) aqueles que conhecemos por nossa própria experiencia; b) fenômenos que são acentuações, diminuições ou contaminações de experiencias pessoais; c) fenômenos que se caracterizam pelo fato de não poderem ser representados no espirito de maneira compreensiva. Sejam analogias/ “primarias”.

      Curtir

    • Não tem a função de recapitular todos os resultados, com essa orientação, sua função visa o esclarecimento, a ordenação, a cultura e, finalmente, levá-los á autoconsciência do todo cultural do homem.

      Curtir

    • A primeira parte do programa visa transmitir aos alunos os conhecimentos relativo á prática, no sentido que a experiência é o fundamento do conhecimento, como também pela exigência, do único critério da verdade do conhecimento científico.

      tem por objeto o estudo descritivo, respeitando a sua atenção naquilo que constitui a experiencia vivida e a falta de um método próprio para a investigação.

      Não se verifica a uniformidade de conceitos, e o resultado imediato é a contradição fundamental observada nos livros de especialidades. Caracterizam a ciência no geral.

      Curtir

  18. Texto bastante claro sobre a utilização dos fóruns no aprendizado a distância. Ferramenta oportuna e prática que inclui além do aprendizado a socialização e troca de experiencias entre os participantes.

    Curtir

  19. Boa tarde, muito interessante tudo que aqui li. Mas gostaria de saber se o professor pode me ajudar a fazer um forum de comunicaçao e expressão para o curso seviço social?

    Curtir

  20. Os fóruns são espaços democráticos para exposição de idéias, troca de conhecimentos e aprendizado, portanto devem-se ter os mesmos cuidados observados nos relacionamentos pessoais, embora o ambiente seja virtual.

    Curtir

  21. O texto deixa bem claro a importância o uso do fórum. É uma ferramenta no mundo atual que contribui muito para o desenvolvimento das atividades em um curso, possibilitando assim a chance do aluno apresentar opiniões em relação ao tema trabalhado interagindo com mais pessoas. Essa interação é importantíssimo para a construção no conhecimento e aprendizado.

    Curtir

    • Olá Cristina e companheiros! O que se observa na análise dos estudos é que a comunicação online mostrou-se efetiva para a construção do conhecimento dos cursistas através de interações estimuladas pelo tutor e a preferência pelo trabalho em grupo, ao invés do individual, o que deve ser considerado pelos educadores ao conceber um curso de educação online. A adoção de uma abordagem construtiva na concepção de um modelo de aprendizado online melhora o pensamento crítico do aluno ao permitir olhar com sucesso para diferentes práticas e experiências em diversas situações da vida real.
      Entretanto, os cursistas, acostumados com o método tradicional de aprendizado presencial, precisam adequar seu estilo de aprendizado à nova modalidade e os instrutores, por sua vez, devem promover a comunicação entre os participantes, estimular o julgamento crítico e o compartilhamento do conhecimento, o que é compatível com um aprendizado centrado no aluno mais do que no professor. Portanto, seu comentário é muito pertinente. Abraços sonoros!

      Curtir

  22. Muito interessante e pratico.Considero grande oportunidade para que quer e gosta de aprender cada vez mais.
    Li o texto e achei proveitoso pois no fórum onde a troca de experiencias acontecem.
    Fatima Filippo

    Curtir

  23. O texto foi claro e objetivo. Pois tirou as dúvidas que as vezes surgem, no fórum temos a liberdade de nos dialogar,dar opiniões e aprender muito com os nossos colegas e tutores, não podemos ter medo de participarmos.

    Curtir

    • O texto é muito bom e informativo, nos orienta como está organizando nossos estudos e socializando com os cursistas, com trocas de experiências e conhecimentos pedagógicos. sendo portanto excelente instrumento de aprendizagem e entrosamento do grupo, facilitando desta forma a troca de experiências e a interatividade do grupo.

      Curtir

  24. Isso mesmo Jenny Horta! Eu tenho um certo receio em utilizar alguns recursos da web mas, depois desse texto bem explicativo, será mais tranquilo fazer uso desse recurso e, indicarei para meus alunos.
    Bom dia a todos.

    Curtir

  25. o fórum é excelente para as conversações, adorei o texto .Acredito que as pessoas poderiam se apropriar um pouco mais desse texto expandindo não somente para para a educação á distância , mas também como uma ferramenta a mais em todos os segmentos da educação.
    Parabéns pela escolha;
    Bom dia

    Curtir

  26. Regras de convivência são necessárias para manutenção dos ambientes, para imposição do respeito entre as pessoas e para o bom desenvolvimento da conversação e troca de idéias e experiências. É bom dispor de um instrumento como o apresentado, para nos nortearmos e para compartilharmos com nossos alunos, até como modelo de combinados para apresentação de trabalhos e discussões temáticas nas salas de aula.
    Tentarei simular um espaço interativo de idéias, uma espécie de Fórum presencial, para minhas aulas, construindo com os alunos, as regras necessárias para o melhor desenvolvimento do trabalho.

    Curtir

  27. Gostei das dicas pena que nem todos irão segui-las. O modo como se portar na internet e nos Foruns de discussões não são muito diferentes, a meu ver. Estamos falando de EDUCAÇÃO. De que adianta falar bonito escrever bem e quando chega num curso presencial, falo isso por já ter presenciado tais acontecimentos, começar a conversar paralelamente e não cumprir o horário. Devemos praticar a EDUCAÇÃO.

    Curtir

    • Ok! Concordo Alessandro. Ademais é um espaço virtual para cultivarmos bons comentários, tecermos idéias que, mesmo divergentes, sejam colocadas com moderação e lucidez.. indubitavelmente um recurso para interação. Os Fóruns podem tornar espaços mais interessantes de navegar no curso.

      Curtir

    • Pessoal, devo enfatizar que se a participação em um fórum não for frequente, realmente a interação com os demais participantes será comprometida, ainda que o fórum seja uma ferramenta assíncrona e cada participante possa responder a uma determinada mensagem quando lhe convier, se o tempo decorrido entre a mensagem original e a resposta for muito grande, pode ocorrer da resposta já não ser importante quando for enviada, ou dos demais participantes nem terem mais interesse nela. Disso decorre que, apesar de ser uma ferramenta assíncrona, o fórum requer uma frequência de participação relativamente grande e que as mensagens sejam respondidas em um prazo curto.

      Curtir

  28. Os fóruns nos permitem uma contínua interação com demais indivíduos, apresentando uma peculiaridade: a possibilidade de consultar eventualmente a opinião (respostas e colocações) anterior dos participantes. Em outras palavras, não necessariamente se parte do zero, pois constará ideias, opiniões que podem ser bem diferentes da sua.

    Curtir

  29. Considero o “carro chefe” do ambiente de ensino à Distância, pois além de interagir opiniões e conhecimento agrega uma diversidade de respostas refletindo o pensamento crítico. Ao contrário de outro tipo de interação, o fórum pode abrir um leque de informação direcional e sua mobilidade de acesso permite a praticidade em tempo hábil com praticidade.
    Concordo a respeito do ponto de Vista Pedagógico: Promove a possibilidade de organização de dados, liberdade de expressão socialização e crescimento, troca de experiências, biblioteca de conteúdo e relatos.
    É imprescindível manter uma conversação participativa adequada e seguir algumas regras básicas, usando a ética para não ofender nenhum participantes.
    O ponto chave se reflete na possibilidade encontrada com o uso desta ferramenta para aprendizagem, troca de experiências na universalização unindo tecnologias e pessoas na busca do conhecimento construtivo.

    Curtir

  30. Segundo o texto Introdução a Educação a Distância, Fórum é uma ferramenta de comunicação do tipo “um para muitos”, onde trocamos experiências, dialogamos com os demais participantes, lugar de encontro, lugar de todos ao mesmo tempo para a realização de uma dada atividade.

    Curtir

    • Olá Divarci,

      Só um pequeno adendo: na verdade o fórum até pode ser configurado para ser uma ferramenta de “um para muitos” quando se pretende usá-lo como “painel de avisos” mas, na verdade, o fórum funciona melhor como uma ferramenta de “muitos para muitos”, ou seja, uma ferramenta que permite a interação em forma de teia, ou rede, onde todos podem interagir com todos.

      Abraço.

      Curtir

  31. Um fórum de discussão (em inglês “bulletin board”) é uma ferramenta web de construção coletiva de conhecimento, destinada a promover comunicação virtual e debates através de mensagens publicadas abordando uma mesma questão. É uma excelente ferramenta para estimular as relações interpessoais entre os cursistas e tutores.É capaz de promover sugestões, reflexões, trocas de experiências e saberes e ainda dar espaço para a construção de relações sociais e afetivas construídas nas relações web.Portanto, é fundamental que usemos essa ferramenta como instrumento propício à nossa interação.

    Curtir

  32. Texto esclarecedor aos usuários de ensino a distancia, e a toda comunidade que participam de eventos virtuais. Deve haver responsabilidade ao utilizar esse tipo de ferramenta.

    Curtir

  33. É muito valioso os fóruns, pelo forma de interação, visto que temos que atualizar com as novas mídia. Ainda é preciso mais ética por parte de alguns.

    Curtir

  34. OLÁ
    Os fóruns são de suma importância pois apos leitura dos textos,as discursoes nos ajudam a conhecer melhorar o conteudo.

    Curtir

  35. O fórum nos dá a oportunidade de sanar dúvidas, interagir
    com todos os colegas e tutores, acrescentar nossos conhecimentos e compartilhar nossos saberes.

    Curtir

  36. Leitura sem reflexão é inválida, o fórum nos da a liberdade de expor as reflexões e ter acesso a reflexão do outro que em muitos casos enriquecem nosso modo de pensar. Texto muito claro, muito bom

    Curtir

  37. A leitura possibilita entender como o fórum se apresenta como uma ferramenta de difusão de conhecimento. A teoria se relaciona com os entendimentos e principalmente com a possibilidade de debate, de articulação entre saberes. A discussão permite avanço sobre os entendimentos e deixa o processo mais dinâmico.

    Curtir

  38. Gostei bastante do texto. Transmite de forma clara os objetivos gerais e específicos de um fórum interativo. Acho essa ferramenta de extrema validade, principalmente, nos cursos à distância, sendo a nossa via de comunicação com os outros colegas e com a tutoria.
    Abraços, Celina.

    Curtir

  39. Usamos a ferramenta de fóruns em todos os nossos cursos. É muito valiosa pela assincronalidade e pelo enriquecimento constante do conteúdo. Também é constante a utilização por cursistas como forma de tirar dúvidas durante os estudos. Também podem ser usados em sites ou blogs de escolas.
    Abraços a todos.

    Curtir

  40. Concordo com o comentatrio de uma das colega ccima. É muito ineressante poder ensinar com o uso desta ferramenta assíncrona, além de ser prático e econômico, pois não gasta papel… os alunos sempre se interessam por aulas diferentes, creio que esta ferramenta, ajuda a cativar a atenção do aluno. Mesmo porque os alunos tem uma desenvoltura que muitas vezes surpriende até mesmo o professor.

    Curtir

  41. Gostei muito deste trabalho. O Artigo esclarece qualquer duvida que possa existira no que diz respeito a utilização dos foruns.

    Curtir

  42. A utilização do forum é muito importante sendo uma feramenta muito interessante na prática pedagógica, pois permite um interação e a expressão livre de opinião dos participantes como uma ferramenta colbaorativa de aprendizagem da web 2.0

    Curtir

  43. Ola! O texto e as instruções do blog foram muito pertinentes e esclarecedoras. Deveras me possibilitaram um maior prisma desse recurso comunicativo e pedagógico. Pessoalmente não aprecio e nem sou de usar. Prefiro uma partilha dialógica mais presencial e completa com pensamentos, palavras, gestos e emoções. A interaçao é mais efetiva, real e eloquente. Todavia, é inegável a importância e a abrangência desses meios citados num foco de educaçao a distância, envio de mensagens e troca de ideias com pessoas em diversos lugares diferentes. Pode ser estrategicamente muito útil e oportuno. Felicitaçoes! abraço!

    Curtir

  44. Gostei muito do texto que li, e já participei de outros fóruns anteriormente, assim também como das listas de discussão. Acho de sua importância para o desenvolveimento pedagógico de todo trabalho que é feito a partir da EAD. Nos proporciona a oportunidade de ouvir o outro, acompanhar as diversas opiniões, bem como, expor a nossas ideias e opiniões também, não só para o meu , como para crescimento de todo o grupo.

    Curtir

  45. Olá!

    O fórum, ou seja, a lista de discussão , é uma ferramenta que auxilia muito na prática pedagógica, pois através dela temos acesso a diversas opiniões, comentários de várias pessoas ao mesmo tempo sobre um determinado assunto. A troca de ideias amplia o conhecimento do tema estudado e estimula a busca de intensas pesquisas do grupo envolvido.

    Curtir

  46. Dessa vez tivemos muita sorte os textos de referência foram ótimos o mestre giz , me chamou muito a atenção, estamos vievendo em uma era em que a cada dia estamos sendo mais cobrados, e o que tenho visto são alunos altamente curiosos, onde o porque fazem parte de nossa rotina.às vezes sinto saudades dos tempo em que eu poderia passar a matéria e sentar um pouqinho, mas não dá. Gostaria de chamar a atenção, por esse trabalho inovador que requer cada dia mais e mais de nós , e sulga… O que vcs acham de um pouco de valorização profissional? Todo incentivo traz uma melhoria em nossa auto estima. Adoro o que faço, mas trabalhar somente com o giz e livros, não exige tanto planejamento. Apesar de ser contra o giz como única forma de ensino, acho que um bom tempo para se planejar e uma gratificação ajudaria muiiiito. O que vcs acham?

    Curtir

  47. Gostei muito das orientações quanto ao uso da ferramenta interativa fórum. Na maioria das vezes nos sentimos à vontade e utilizamos a ferramenta como se estivessémos num Msn. Parabéns, e obrigada por mais uma contribuição na minha caminhada. Bjs Si Torres

    Curtir

  48. É realmente muito ineressante poder ensinar com o uso desta ferramenta assíncrona, além de ser prático e econômico, pois não gasta papel… os alunos sempre se interessam por aulas diferentes, creio que esta ferramenta, ajuda a cativar a atenção do aluno.

    Curtir

    • Concordo plenamente esse é o caminho, mas por outro lado a exigência é maior por parte dos professores vc não acha? Eu me enquadro perfeitamente nessa ideologia , é o que eu gosto de fazer, mas dependendo das turmas, Caramba eu sofro.

      Curtir

  49. A leitura deste texto foi bem esclarecedor para mim! Pois nunca havia participado de uma sala de discussões e não sabia que existia esse tipo de regra… Estou gostando muito do curso mídias na educação, estou aprendendo muitas coisas que não eram da minha realidade pedagógica.

    Curtir

  50. Gostei das sugestões e leitura e do texto.
    Está objetivo, claro atraente e de fácil entendimento por qualquer pessoa.
    Precisamso divuldar estre tipo de orientação
    Abraços

    Curtir

  51. Olá!

    Excelente o texto sobre fórum, são mínimos detalhes importantes para uma prática de excelência no ambiente de trabalho.

    Curtir

  52. Está sendo tudo muito novo e esclarecedor. Estou gostando cada vez mais e principalmente aprendendo muito. O curso de mídias está sendo um divisor de águas porque está me levando a descobrir e participar de fóruns, chats e tantas outras situações das quais não havia participado antes.

    Curtir

  53. Gostei muito do artigo, principalmente das regras de uso, pensei que as pessoas pudessem usar os termos de MSN, abreviados, acho que muitas vezes fica dúvidas no que responder, tamém sobre responder o que se pergunta, depois colocar outro temo, pois responder criando nova pergunta não coloca claramento o que se pensa.

    Curtir

  54. eu concordo plenamente com todos que expressarao sua opinião sobre esse blog. Eu , agora que estou me familiarizando com quanto é enriquecedor esse tipo de intercambio, principalmente na educação.Achei muito bom…Parabéns!!

    Curtir

  55. Olá!
    Gostei muito do texto.
    O fórum é uma ferramenta muito interessante.
    Devemos buscar formas de utilizá-lo em nossa prática educativa.
    Creio que será muito positivo para o desenvolvimento da aprendizagem, pois seu caráter interativo proporciona a produção de um conhecimento colaborativo.
    Manoel

    Curtir

  56. O texto realmente é excelente! Além de conceituar fórum e orientar quanto à sua utilização, alerta contra situações indesejáveis e completamente dispensáveis.
    Meu anseio é que façamos uso do fórum para aproximar as pessoas e criar espaço para relações verdadeiras de aprendizagem e não apenas a instrumentalização desse meio.

    Curtir

  57. Muito interessante o texto. Acredito que o fórum pode, e deve, ser usado como recurso pedagógico nas escolas, visto que, suas vantagens são inumeras. Como recursos de apoio em atividades de casa, e mesmo em sala de aula, poderá contribuir em muito para o processo de aprendizagem dos alunos além de oportunizar aos alunos o contato com novas formas de aprender de maneira colaborativa.

    Curtir

  58. Gostei muito do texto. Comecei a participar do Fórum através do curso de Mídias. Pretendo colocar em prática as dicas apresentadas para o melhor uso dessa ferramenta.

    Curtir

  59. Confesso que desconhecia muitas regras da “netiqueta” e agora me dei conta que já cometi muitos erros em fóruns, envio de e-mail por falta de conhecimento.
    O texto é muito enriquecedor e nos faz repensar que apesar de estarmos longe e utilizando os recursos da tecnologia para estarmos perto , ao mesmo tempo, uma dose de bom senso e educação , nunca é demais!
    Espero não cometer mais erros daqui para frente!
    Viviane

    Curtir

  60. É sempre bom conhecermos o lugar onde pisamos.Educação e etiqueta são fundamentais para qualquer convívio e relação.Muito interessante o texto e as normas do fórum!!!
    Thaís do Valle

    Curtir

  61. Muito interessante o texto.

    Gostei muito das sugestões sobre o que não devemos fazer no fórum.
    São erros muito comuns.
    Abraços.

    Curtir

  62. O texto é simplesmente maravilhoso,riquíssimo em informações,bem elaborado,e me fez refletir sobre os erros cometidos por mim ao participar de um fórum, e todos os erros por desconhecer as normas.Esse curso do eproinfo está sendo uma grande experiência, um desafio que fará dos meus erros de hoje os acertos de amanhã.Parabéns!!!

    Curtir

  63. Adorei o texto,não sabia que havia regras para participar de fóruns…O texto é bastante esclarecedor.Eu particpo de fóruns do curso que faço pela E-PROINFO e quando li o texto fui classificando cada fórum que eu participei.Aprendi muito agora terei mais cuidado para responder as perguntas postadas nos fóruns.

    Curtir

  64. Muito bom o site com a explicações sobre o uso dos fóruns, bem como sua utilização para melhorar e difundir a informação e o conhecimento entre os alunos. È uma ferramenta pedagógica de grande valor

    Curtir

  65. Realmente, esta leitura esclarece bastante sobre a questão do uso da internet, principalmente quanto à utilização de fóruns em ocasiões de ensino-aprendizagem. Afinal, a escola tem que se adequar às novas exigências sociais, entre as mesmas a inserção das mídias virtuais como ferramentas educacionais de potente valia.

    Curtir

  66. Muito bem elaborado e explicativo o texto. Já que sempre há certas dúvidas em relação e este assunto. Muito bom!!!

    Curtir

  67. Gostei muito do texto pois é esclarecedor e proporciona mais segurança ao professor para ultilizar o fórum como ferramenta de aprendizagem, viasndo aqualidade de ensino.

    Curtir

  68. Gostei muito desse esclarecimento,pois muitas vezes nós participamos de alguma comunidade ou site e não sabemos o porquê de ser criado.
    Eu participo da Comunidade Professores Solidários, ou penso que participo, e lá tem um fórum, pois ultimamente não tenho postado nada lá, não tenho tido muito tempo. Lá no chat eu ainda entro de vez em quando.

    Curtir

  69. MUITO INTERESSANTE, DINÃMICO E ATUALIZADO, MUITAS DAS INFORMAÇÕES DESTE BLOG, SÃO DE CONHECIMENTO PÚBLICO, PORÉM DE FORMA ALEATÓRIA, AGORA AS INFORMAÇÕES SÃO ESCLARECEDORAS E INDISPENSÁVEIS. OBRIGADO.

    Curtir

  70. Gostei muito, o texto é bastante esclarecedor. As vezes a jente pensa que sabe o suficiente sobre determinado assunto, mas sempre aprende mais alguma coisa.

    Curtir

  71. Adorei o texto, foi muito esclarecedor para mim e serviu de fonte para uma pesquisa que estava fazendo sobre o uso dos fóruns pelos professores. Só gostaria de saber quem o escreveu.

    Curtir

    • Oi Rayne, concorco muito com vc. Estamos nos preparando para usar todas as midias na nossa sala de aula, mas confesso que td isto é muito novo para mim.

      Curtir

  72. Interessantíssimo. nunca havia participado de fóruns, e ao ler essa explicação do que seja um fórum e como ter acesso clariou minha mente.

    Curtir

  73. Muito interesante o texto . Foi muito importante para que eu tivese noção do que é um fórum.É um meio de comunnicação que possibilita o intercambio pelos que se interessam pela educação.A troca de ideias ajuda no ensino aprendizagem de uma forma clara e objetiva.

    Curtir

  74. Muito interessante o texto . Demonstra que o forum possibilita a comunicação e o compartilhar de opiniões de maneira mais ágil que deve ser feita de forma clara e objetiva para que não ocorra nenhum tipo de embaraço.

    OBS. Confesso que eu mesmo não me acostumei com essa idéia. Sou ainda do tempo do olho no olho.

    Curtir

  75. O fórum é uma forma de comunicação digital que contribui muito com o intercâmbio entre os que se interessam pela inovação da educação brasileira, a tro-
    ca de informação ajuda na construção do ensino aprendizagem, o que garante a me-
    lhoria na qualidade de ensino, especialemte o educa rede que abrange uma temática
    educacional com idéias inovadoras.

    Curtir

  76. Achei interessante, algumas exigências para podermos usar o fórum, pois o texto nos deixa bem claro que devemos usar despreocupados , com objetividade sempre usando só para o necessário.

    Curtir

  77. Os fóruns são ferramentas importantíssimas para os cursos a distância, haja visto que os momentos de troca de opiniões, análise de temas e discussões, possibilitam novas oportunidades de aprendizagem e ampliam o nosso conhecimento.

    Curtir

  78. Caro JC,

    O texto é muito claro,objetivo e relevante para sistematizar o acesso ao fórum e postura correta no processo interativo. Agora, compreendo a importância desse recurso para adquirir e partilhar conhecimentos.

    Curtir

  79. FOI MUITO BOM TER LIDO ESSE TEXTO, POIS ME DEU MAIS SEGURANÇA SOBRE O USO DE FÓRUM EM SALA DE AULA. AGORA EU TENHO CERTEZA QUE POSSO INTERAGIR ESSA ATIVIDADE.

    Curtir

  80. SUELI SIQUEIRA
    O texto, é muito bem esclarecido, e de boa compreensão, deixando com mais motivação, pelo curso. O professor precisa está sempre informado, pois o nosso aluno sempre está se informando.

    Abraços!!

    Curtir

  81. Foi muito proveitoso os esclarecimentos que obtive nessa leitura. Eu não tinha nenhum conhecimento sobre o que era e como funcionava um Forum.
    Parabéns. Obrigada pelos dados fornecidos.

    Curtir

  82. Foi muito bom, ter lido os esclarecimentos sobre o uso adequado do netiqueta , pois , desconhecia as regras. abracos!

    Curtir

  83. Olha Professor Digital, está de parabéns por ter nos dado estas orientações principalmente porque estamos em um processo de formação de professores da rede pública através de um CURSO SEMI-PRESENCIAL “ENSINADO E APRENDENDO COM AS TIC`S” e que utilizamos muito tecnologia parecida e semelhante, através da plataforma E_PROINFO do MEC.

    Curtir

  84. Muito bom o texto, claro e objetivo. Já estava pensando em criar um fórum com meus alunos, agora decidi.
    Abraços

    Curtir

  85. Com o uso do fórum detectamos o grau do conhecimento dos alunos, assim como podemos interagir mais, respeitando suas opiniões e elogiando sempre para que sempre possam fazer uso desta ferramenta tão poderosa e útil.

    Curtir

  86. VejaBlog
    Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil!
    http://www.vejablog.com.br

    Parabéns pelo seu Blog!!!
    [Professor Digital]

    Você continua fazendo parte da maior e melhor
    seleção de Blogs/Sites do País!!!

    O seu link encontra-se no item: Blog

    http://www.vejablog.com.br/blog

    – Os links encontram-se rigorosamente
    em ordem alfabética –

    Um forte abraço,
    Dário Dutra

    http://www.vejablog.com.br
    …………………………………………………………..

    Curtir

  87. O texto é bastante esclarecedor as pessoas que desejam ou já participam de fóruns.Eu ,por exemplo, participo de vários fóruns através de um curso que faço pela E-PROINFO, onde após as leituras dos textos do curso e outras sugestões de textos complementares, postamos nossas opiniões e respostas,sempre em discussões coletivas e interagindo com as respostas/opiniões de outros participanrtes.
    Ao ler o texto “Uso pedagógico dos fóruns” compreendi e aprendi como devemos utilizar os fóruns e postar nossas resposta diante dos temas apresentados.

    Curtir

  88. Oi JC,
    O texto é bem explicativo, seria legal colocar no fórum Internet na Escola.
    abraços,
    Mari

    Curtir

  89. Olá José Carlos, considero de suma importância sua iniciativa em publicar esse artigo de forma tão clara, pois, sem dúvida irá contribuir positivamente para uma melhoria de nossas atividades.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s