Segurança em computadores e na Internet – II


"Eletronic mail", o correio eletrônico via Internet
“Eletronic mail”, o correio eletrônico via Internet

Já falei um pouco (pouco mesmo!) sobre segurança em computadores e sobre o perigo da disseminação de novos vírus via pendrive. Agora é hora de falar um pouco sobre o uso do e-mail.

O e-mail é uma das ferramentas mais úteis que podemos usufruir com a Internet. Comunicações que antes exigiam o uso de correios (nossa, você se lembra das cartas?!) agora podem ser feitas quase que instantaneamente via e-mail. Com o e-mail você pode receber e enviar textos, fotografias, mensagens sonoras, vídeos e, claro, vírus, spams e golpes!

Vírus

AntivirusO antivírus pode ser um excelente aliado para prevenir que você receba e envie vírus por e-mail, mas ele não pode lhe ajudar a se prevenir de outras pragas que infestam a Internet: os golpes por e-mail e os spams. E, infelizmente, também não pode impedir que aquele seu amigo ou amiga virtual lhe envie dezenas de arquivos do tipo “ppt”, todos com dezenas de megabytes, só porque ele/ela achou que era “bonitinho”. Enfim, amigos são para essas coisas, né?

Mantenha seu antivírus configurado para analisar todos os e-mails recebidos e para analisar os anexos que vêm com os e-mails. Se você não tiver um antivírus, leia o artigo anterior sobre esse mesmo tema.

Spam

AntispamAlém de vírus, golpes e aqueles malditos ppts gigantes dos amigos, o e-mail também traz o terrível “spam”, aquelas mensagens indesejáveis, geralmente de propaganda, que lhe oferecem todo tipo de porcaria que você não quer.

Um bom programa de e-mail, ou um bom provedor de e-mail, podem lhe ajudar bastante a evitar o recebimento desses spams. O Gmail (do Google) é um excelente provedor gratuito de e-mails e filtra a maioria dos spams. O Thunderbird, um programa para receber e ler e-mails no seu computador, também oferece um bom filtro de spams e é gratuito.

Alguns antivírus também oferecem serviços de filtragem de spams. Se o seu antivírus for um desses, habilite a opção de filtragem de spams nele.

Golpes

Golpes

Uma modalidade de uso perverso do e-mail consiste em aplicar golpes dos mais variados por meio de propostas aparentemente muito vantajosas, ou levando o usuário a instalar programas espiões, vírus e  malwares no seu computador.

Acione o seu “desconfiômetro” para “perigo iminente” sempre que receber por e-mail qualquer proposta muito vantajosa, curiosa ou escandalosa.

Para se proteger dos golpes aplicados por e-mail, aqui vai uma meia dúzia de regrinhas básicas e muito úteis:

  1. Nunca clique em links contidos em um e-mail, e desconfie mesmo quando o remetente é conhecido seu. Muitos vírus enviam e-mails em nome dos seus amigos quando o computador deles está infectado, e nem sempre há como saber se o e-mail foi enviado pelo seu amigo ou pelo vírus que ele está cultivando no computador  dele, mesmo sem saber;
  2. Se receber um e-mail com algum arquivo anexado de um remetende desconhecido, apague-o sem abrir. Mesmo se o arquivo vier de um conhecido seu, cuidado! Configure seu anti-vírus para analisar todos os arquivos recebidos e nunca abra o arquivo sem antes passar o antivírus nele;
  3. Se o arquivo for executável (com extensão “exe”, “bat”, “com”, “src”, “vbp”, dentre outras extensões), NÃO ABRA se não tiver absoluta certeza sobre quem é o remetente e sobre o que o arquivo faz. Ao “abrir” um arquivo executável você está autorizando o computador a fazer absolutamente tudo o que o arquivo (programa) quiser fazer; isso vai desde mostrar uma imagem ou tocar uma música, até  a apagar seu HD todinho;
  4. Desconfie de qualquer e-mail que trate de assuntos tais como: “problemas com seu CPF“, “cadastro no SPC/SERASA“, “protesto no cartório“, “dívida de cartão de crédito“, “recadastramento do banco” ou qualquer outro assunto que “pareça ser do seu interesse”. Nenhuma dessas agências, órgãos e empresas tratam desses assuntos por e-mail;
  5. E-mails com títulos “estranhos”, como: “amo você“, “veja minha foto“, “prêmio da loteria“, “promoção relâmpago“, etc., e com assuntos que fazem você pensar que “ganhou na sorte grande”, geralmente são golpes e trazem links para páginas suspeitas ou ofertas aparentemente muito vantajosas que não passam de “conto-do-vigário”;
  6. Nunca tente acessar bancos, empresas de cartões de crédito ou qualquer outro serviço da Internet que envolva login, senhas e palavras-chaves a partir de links contidos em e-mails; acesse sempre diretamente pelo site do banco, cartão ou serviço desejado.

Amigos chatos

Lindo!!!Para esse caso não tem solução. Delete os ppts sem ler ou bloqueie o amigo no seu programa de e-mails.

Alternativamente, mande o ppt de volta duas vezes com a mensagem: “gostei tanto que estou devolvendo em dobro!”. 🙂

(*) Para citar esse artigo (ABNT, NBR 6023):

ANTONIO, José Carlos. Segurança em computadores e na Internet – II, Professor Digital, SBO, 05 abril 2009. Disponível em: <https://professordigital.wordpress.com/2009/04/05/seguranca-em-computadores-e-na-internet-ii/>. Acesso em: [coloque aqui a data em que você acessou esse artigo, sem o colchetes].

4 comentários sobre “Segurança em computadores e na Internet – II

  1. O CGI, comite gestor da internet disponibilizou 4 pequenos vídeos sobre esse assunto, os quais vc pode baixar.
    Achei-os bem explicativos / ludicos.
    Usei 1 em cada aula, discutindo, trocando idéias e os meninos amaram. Estou pensando em fazer o mesmo com os professores, pq computador da sala do professor pega + virus do que no lab. informática.
    Vale a pena conferir

    http://www.antispam.br/videos/

    Curtir

    • Excelente dica! Estou incorporando-a como sugestão nesse último artigo da série “Segurança em computadores e na Internet”. Obrigado!

      JC

      Curtir

  2. É sempre bom relembrar da importância da segurança dos computadores e da internet , não esquecendo dos vírus.
    Abraços !

    Curtir

  3. Sobre os amigos chatos, certa vez me organizei para mandar, durante 7 dias, 7 emails diários com esses frufrus. A intenção era mostrar àqueles que enviam que aquilo incomodava. Mas o tiro saiu pela culatra: eles gostaram!

    Curtir

Deixe um comentário