A Lousa Digital Interativa chegou! E agora?


Elas estão chegando!

Há cerca de uma década os professores se espantavam com a chegada dos computadores à escola. Depois foi o projetor multimídia e a internet e mais recentemente os aparelhos móveis (smartphones, tablets, netbooks e notebooks). Agora é a vez da lousa digital interativa.

Lousas Digitais

Elas estão aí. Não adianta tentar fugir.

Muitas escolas já possuem uma ou mais lousas digitais interativas. O ideal é que elas estivessem presentes em todas as salas de aula, nos laboratórios, nas bibliotecas, nas salas de reuniões e na sala dos professores. Mas, como o seu custo ainda é elevado, essa implantação tende a ser vagarosa (como quase tudo na Educação).

Quando o professor se vê diante da lousa digital interativa pela primeira vez é bem comum um certo ar de espanto e indignação. Afinal, é espantoso que tenham inventado uma “lousa digital” unindo o que há de mais antigo, a lousa, com o que há de mais moderno: a tecnologia digital. E, por outro lado, parece absurdo que governos e escolas invistam altas somas na aquisição de dispositivos digitais modernos e, ao mesmo tempo, se recusem a investir mais e melhor na carreira do professor, na sua formação inicial e continuada, na manutenção dos equipamentos que as escolas já dispõem e no suporte técnico e pedagógico para o uso dessas novas tecnologias.

Seja lá qual for o grau de espanto ou de indignação do professor, o fato concreto é que começa a cair em seu colo “mais uma encrenca” (ou “possibilidade”, conforme a ótica com que se vê a situação): como usar essa “coisa”, geralmente branca, sem muitos botões e aparentemente “vazia”?

O objetivo desse artigo é desmistificar esse apetrecho tecnológico de maneira que o professor que sempre se desviou da lousa, ao passar por perto dela, possa agora aproximar-se mais e utilizá-la, descobrindo alguns de seus possíveis usos.

O bicho não morde!

A primeira coisa a saber sobre a lousa digital é que ela não morde, mas você pode até fazê-la latir se você souber apertar os botões corretos. :)

Quebrando computadores

Computador sem uso é computador quebrado.

A lousa digital interativa não é um aparelho frágil a ponto de quebrar se você tocar nela. Na verdade ela foi construída justamente para ser tocada. Não existe o risco de você “estragá-la usando-a” (sobre esse tema, “estragar usando”, veja um artigo meu de junho de 2008, “Quebrando computadores“, que tratava justamente da questão da falta de uso dos computadores da sala de informática sob a alegação de que “usá-los os quebrariam” e que, apesar de passada meia década, ainda continua sendo um artigo atual para algumas escolas). E, por fim, por incrível que pareça, a lousa digital interativa é mais fácil de lidar do que a lousa comum usada com o giz ou com o pincel atômico.

Embora já exista no mercado diversos modelos de lousas digitais com diferentes tecnologias, o funcionamento básico de todas elas é muito parecido. Mais ou menos como são parecidas as lousas tradicionais, que podem ser verdes, pretas, azuis, brancas, de madeira, de “pedra”, etc., mas funcionam sempre da mesma forma e para o mesmo propósito.

Em alguns modelos você pode interagir com a lousa usando os próprios dedos, em outros usa-se uma caneta especial e, em outros ainda, pode-se usar qualquer objeto. Há lousas de diversos tamanhos, mas normalmente elas têm mais de 70 polegadas (na diagonal). Cada tipo/marca/fabricante de lousa costuma ter um ou mais softwares que facilitam o seu uso, mas todos esses softwares de controle também são parecidos em suas funcionalidades.

Traduzindo para um bom português: quem já viu uma, já viu todas.

Como funciona?

As lousas digitais mais comumente encontradas nas escolas são ligadas a um computador (por cabo ou via wirelles) e a um projetor multimídia (o velho “datashow”). Na verdade a lousa digital pode ser entendida como esse conjunto de três componentes: a lousa propriamente dita, um computador e um projetor multimídia. Algumas lousas já estão incorporando o computador em seu próprio corpo, mas todas elas precisam de um computador para funcionar.

Lousa digital - funcionamento

A lousa digital interativa é na verdade um conjunto de três elementos: lousa, projetor e computador.

E é justamente aí que está o “pulo do gato”: a lousa, em si, não faz nada, quem realmente “trabalha” o tempo todo é o computador. Assim, para efeitos comparativos, a lousa nada mais é do que um “monitor + mouse + teclado” que serve para você se comunicar com o computador exatamente da mesma forma como faria usando esses três elementos em um desktop ordinário.

Outra comparação interessante pode ser feita com os smartphones. Se você já manuseou um smartphone com tela full touch (aquela de tocar e mover ícones com os dedos na tela), então você já usou uma lousa digital em miniatura.

De qualquer forma, como você pode ver pelos exemplos acima, a lousa digital pode ser usada com um esforço de aprendizagem muito pequeno por todos aqueles que já usam normalmente um computador ou um smartphone. No caso da lousa digital, o mouse é seu dedo ou a caneta especial (quando a lousa usa uma dessas) e o teclado é virtual, como nos smartphones.

Você pode fazer na lousa digital tudo aquilo que já faz no computador (e mais ainda!). Tudo aquilo que você fizer na lousa aparecerá na tela do computador (se ele estiver ligado a um monitor) e todos os programas do computador podem ser executados a partir da lousa. Bom, mas se é assim, então qual é a vantagem da lousa digital? Porque simplesmente não usamos um computador acoplado a um projetor multimídia?

A grande vantagem da lousa digital é justamente o fato de ela ser uma “lousa”! Dessa forma você pode escrever nela, fazer anotações sobre imagens projetadas, executar e mostrar filmes, músicas e animações ou simulações e, principalmente, interagir com a lousa como interage com seu computador, mas sem precisar ir até o computador para fazer isso.

Ter uma lousa digital na sua casa não seria nada vantajoso porque na sua casa você usa o computador para si mesmo. A lousa digital é para ser usada para, e com, os seus alunos, então, ela só é uma ferramenta vantajosa em situação de aula.

Para que serve?

A lousa digital serve para facilitar o trabalhado do professor, permitindo que ele faça melhor aquilo que já faz com uma lousa comum e estendendo esse uso de forma a incorporar mais facilmente as TIC, o uso da internet e de novas práticas pedagógicas mais interativas, eficazes e atraentes para os alunos.

Para o aluno a lousa digital também pode ser muito vantajosa, dependendo do uso que o professor fizer dela. A lousa digital não serve para transformar uma aula chata em uma aula atraente, ela não faz com que um professor “ruim” fique “bom”, ela não transforma o livro, o laboratório e outros materiais didáticos de apoio em “coisas obsoletas” e não melhora a qualidade da educação por si mesma. A qualidade do professor é fundamental para uma boa aula e, portanto, a única coisa que uma lousa digital pode fazer pela educação é dar ao bom professor mais ferramentas para que ele se torne ainda melhor.

Aula chata

Nada é capaz de “salvar” uma aula chata.

Por isso, antes de pensar em como você vai usar uma lousa digital interativa, é bom pensar em como você já usa a sua lousa tradicional, com giz. No artigo “Uso pedagógico do giz (do giz???)” você encontrará alguns elementos para refletir sobre o uso de lousas “analógicas”.

Há, literalmente, infinitas possibilidades de uso da lousa digital interativa, mas para quem nunca experimentou uma delas, aqui vão algumas (poucas) sugestões por onde se pode começar:

Escrevendo na lousa digital

Escreva nela! Sim, escreva. A lousa digital também serve para escrita, seja com letra cursiva ou como texto digitado por meio do teclado virtual ou do teclado físico acoplado ao computador. Na lousa digital você pode escrever da mesma forma como faria em uma lousa comum, usando giz. E qual é a vantagem disso? São várias:

  • você dispõe de ferramentas de apoio à escrita, como a possibilidade de desenhar figuras geométricas, linhas, setas, etc. de forma perfeita;
  • alguns softwares usados em lousas digitais transformam sua letra manuscrita em caracteres de uma fonte que você escolher, como essa fonte que foi usada para escrever esse texto, tornando assim a sua letra “mais legível” e “mais bonita”;
  • junto com seu texto e seus esquemas você pode adicionar elementos que não poderia em uma lousa comum (sem uma boa dose de sacrifício), como fotos, esquemas, ilustrações e até mesmo músicas e filmes;
  • e agora vem a melhor parte: você não se lambuza de giz e pode apagar sua lousa toda (ou qualquer parte dela) com um único “clique”. Não é fantástico?
Aula pronta

Nem sempre é preciso escrever nela.

Traga suas lousas prontas para a aula! Sim, é muito fácil! Aquela aula que você preparou em casa com tanto carinho, mas que teve que “copiar novamente” na sala ou, pior ainda, repetir a mesma lousa em várias salas para várias turmas, pode agora ser trazida pronta de casa sem que você tenha que despender tempo e esforço copiando-a várias vezes.

  • as lousas digitais interativas geralmente vêm acompanhadas de softwares que o professor pode usar em sua casa ou em outros computadores da escola, durante seu tempo de preparação de aulas, que permitem que a lousa seja toda “montada” antes do professor entrar na sala;
  • a aula “pré-montada” pode ser alterada durante a aula real. Lembre-se que você pode escrever, apagar, modificar, acrescentar ou fazer o que bem entender durante a aula e ainda pode “salvar e gravar” a aula modificada como uma nova versão (as vezes pode ser interessante ter diversas versões para diversas salas, já que as aulas “reais” raramente são idênticas em salas diferentes);
  • preparando antecipadamente a aula (como deve ser, com ou sem lousa digital), e trazendo a lousa pronta para a sala (essa é a novidade!), você certamente terá mais tempo para explorar e acrescentar recursos multimídia, como imagens, clipes, simulações, etc, no próprio espaço de tempo da aula. Além disso, as aulas podem sempre ser “reaproveitadas” em outras salas, em outros anos ou em outros cursos. Com o tempo você pode construir seu próprio material didático multimídia com recursos exclusivos e com a facilidade de poder modificá-lo, ano a ano;
  • assim como você, outras pessoas também prepararão e trarão aulas prontas para a sala de aula e, usando as redes sociais, os repositórios de recursos educacionais abertos, etc., você poderá compartilhar e utilizar aulas, ou trechos de aulas, preparadas por outros professores, otimizando ainda mais o seu tempo. A riqueza por trás dessas possibilidades é gigantesca!
Alunos na lousa digital

A lousa é deles!

Leve os alunos para a lousa! Sim, eles gostam de ir para a lousa, principalmente se a lousa for digital! Lembre-se que a interatividade da lousa digital não deve ser entendida apenas como um recurso para o professor. Essa interatividade pode potencializar muitas aprendizagens dos alunos e, portanto, é com os alunos que ela desempenha seu principal papel como ferramenta de apoio ao ensino e à aprendizagem. 

  • os alunos podem usar a lousa de forma individual, como o professor, ou em duplas, trios ou grupos ainda maiores. Para o uso múltiplo e simultâneo é preciso que a lousa possua a tecnologia adequada e um software de controle que permita o uso simultâneo por várias pessoas. Nessas lousas os alunos podem trabalhar de forma cooperativa, participar de jogos e outras atividades que podem ser feitas em grupo.
  • nas lousas que não possuem esse recurso de uso simultâneo é possível levar os alunos para diversas atividades, como: escrever (em turmas de alfabetização, por exemplo), corrigir tarefas, resolver problemas, interagir com simulações, apresentar trabalhos, construir textos coletivos, etc.
  • além daquilo que os alunos podem fazer em uma lousa comum, a lousa digital adiciona recursos que só estão disponíveis em um computador. Pense no que seus alunos poderiam fazer em um computador comum para aprenderem o que você quer que eles aprendam e você terá uma boa ideia do que eles podem fazer para aprender usando a lousa digital.

Registre e compartilhe suas lousas com os alunos! Sim, eles vão amar poder prestar atenção às suas explicações e depois receberem uma cópia das suas lousas ao invés de despenderem um longo tempo e um grande esforço tentando copiar as suas lousas e, ao mesmo tempo, prestar atenção no que você explica.

Copiando a lousa

Novos paradigmas!

  • “copiar a matéria da lousa” é tão moderno quanto copiar à mão uma notícia do jornal para depois enviá-la pelo correio normal para um amigo. Hoje em dia existem métodos muito mais eficientes para se “copiar lousas”. Um deles é a simples “fotografia” da lousa. No entanto, com uma lousa digital você mesmo pode “fotografar suas lousas” (salvando-as como imagem no computador acoplado à lousa) e distribuí-las para seus alunos publicando-as em uma galeria de imagens ou no seu blog. Sim, tenha um blog!
  • você pode registrar também as atividades que os alunos fizerem na lousa, trabalhos apresentados nelas, etc. Tudo o que for mostrado na lousa pode ser gravado, arquivado e distribuído.
  • se você organizar essas lousas em um blog ou em uma galeria de imagens, os alunos, os pais dos alunos e quaisquer outros interessados poderão consultar as “anotações de aula” em qualquer tempo e em qualquer lugar. Isso é incrível! Os alunos poderão rever os assuntos estudados de forma mais organizada (como você os organizou!) e você terá suas aulas devidamente documentadas.
  • quando os alunos dispõem de dispositivos móveis, como notebooks, é possível também compartilhar as lousas diretamente nesses notebooks e vive-versa, ou seja, você pode “conferir a tarefa do aluno” diretamente na sua lousa e ele pode “copiar sua lousa” diretamente para o dispositivo dele.

Não dê aulinhas, dê um show! Sim, é possível! E você não precisa ser um artista mais artista do que já é quando tenta prender a atenção de alunos “elétricos e desatentos”. Basta um pouco de “tempero” nas aulas.

Faça seu show

Faça seu show! O professor é o artista.

  • use e abuse dos recursos gráficos. Ao invés de esquemas confusos, use mapas mentais (há softwares que ajudam nisso); ao invés de desenhar gráficos sofríveis, faça-os em um software próprio e os leve prontos (ou construa em tempo real, junto com os alunos).
  • inclua imagens (fotos, ilustrações, etc.) nas suas aulas. Quando for falar de um personagem histórico, apresente rapidamente sua foto e um trecho da sua biografia (que pode ser encontrado facilmente na internet) e forneça o link para os alunos encontrarem o recurso. É bastante provável que sua lousa digital esteja conectada à internet e, assim, você poderá usar seus recursos diretamente a partir da lousa.
  • use trechos de filmes, clipes e trechos de músicas. Lembre-se que você pode incluir qualquer recurso da internet na sua “aula digital”. O YouTube e outras fontes (muitas!) podem proporcionar imensas possibilidades de enriquecimento para praticamente qualquer conteúdo, competência ou habilidade que você esteja trabalhando com os alunos.
  • se sua escola não tem um laboratório de ciências, ou o laboratório não possui muitos recursos, use softwares e simuladores que permitam fazer as experiências “virtualmente”. Isso amplia muito as possibilidades do uso de experimentação para a compreensão de conceitos e fenômenos, além de reduzir bastante o custo dessas atividades.

Deixe os alunos trabalharem! Tem um ditado que diz que “Quem nunca comeu melado, quando come se lambuza!“. Não se prenda à lousa (digital ou à lousa com giz), deixe os alunos trabalharem individualmente e em grupos, inclusive na lousa.

  • não é porque você tem agora uma lousa digital que ela precisa ser usado o tempo todo. A lousa digital é muito legal, mas a interação humana ainda é muito melhor. Use a lousa com responsabilidade, criatividade e inteligência.
  • quando planejar sua aula, pense como o diretor de um filme de sucesso ou de uma peça teatral onde a platéia também interaja. Faça um bom roteiro, quebre a monotonia, intercale suas ações com o trabalho dos alunos. Não monopolize o cenário e nem o uso da lousa.

Tudo bem, mas por onde eu começo?

Por onde eu começo?

Nunca é tarde para começar.

Bom, “comece pelo começo”: você já é um Professor Digital? Se não for, não tem problema, mas tenha em mente que será preciso se tornar um deles.

Tenho algumas sugestões que poderão ajudá-lo a se tornar um Professor Digital e, consequentemente, lhe permitirão um bom uso das lousas digitais interativas. Elas podem não ser as melhores sugestões do mundo, e nem todas podem ser adequadas para você, mas, se é para começar de algum ponto, experimente essas dicas:

  • comece a usar o computador de forma regular para digitar textos, fazer gráficos, navegar na internet, trocar e-mails com colegas e parentes, participar de grupos de discussão e redes sociais, ler revistas e jornais, enfim, para atividades que fazem parte do seu dia a dia.
  • visite blogs de outros professores e veja o que eles estão fazendo, como usam a internet, que sugestões e dicas eles dão para seus leitores, etc. Visite também sites ligados à Educação (da sua rede escolar, do seu município, do seu estado, do governo federal, de outros países) e procure por textos que falem sobre o uso pedagógico das TIC.
  • entre na web 2.0; descubra ferramentas/sites de compartilhamento (de textos, fotos, filmes, planos de aula, etc.). Descubra o Google, o YouTube, o Facebook, o Twitter, o MySpaces, o Skype, etc., etc. E se você não sabe do que estou falando, comece a digitar esses nomes na busca do Google, por exemplo, e descubra do que se trata.
  • entenda que os computadores e a internet são seus aliados.  Pergunte-se porque os alunos gostam tanto de computadores e da internet e eles lhe dirão que “é muito divertido”. Sim, é mesmo! Aprenda a se divertir também! Não se preocupe em se tornar “imediatamente” um Professor Digital, comece se tornando um “usuário digital”.
  • procure um “mentor” para lhe ajudar nos primeiros passos. Você tem muitos amigos que sabem usar computadores e a internet. Talvez tenha filhos e eles certamente sabem! Mesmo na sua escola haverá outros professores que já sabem lidar com as TIC e poderão lhe ajudar tirando dúvidas, dando sugestões e, principalmente, lhe mostrando que a tecnologia é divertida, fácil de lidar e, além disso, poderá vir a ser uma ferramenta incrível na sua profissão.
  • não espere se sentir um expert em tecnologia e computadores para, só então, experimentar a lousa digital. Use-a como parte das ferramentas de aprendizagem. Ninguém sabe tudo e, na verdade, nós todos sabemos cada vez menos. Tecnologia se aprende usando.
  • a escola também é um lugar para o professor aprender. Para ser professor hoje em dia é preciso ser um eterno aprendiz. Não podemos mais parar de aprender ou nos recusarmos a continuar aprendendo. É isso que ensinamos aos nossos alunos e é isso que precisamos fazer também.
  • não desanime quando as coisas parecerem não dar certo. Lembre-se de suas próprias aulas: quase sempre elas não dão certo para todos os alunos. É errando que se aprende. Se você se recusar a levantar logo depois dos primeiros tombos nunca vai aprender a caminhar “em pé”. Faça com você mesmo aquilo que você gostaria que seus alunos fizessem para aprender mais em suas aulas.
  • não tenha vergonha de aprender com seus alunos. É muito provável que eles sejam usuários mais proficientes das novas tecnologias em geral e, possivelmente, da própria lousa digital, do que você mesmo. Eles não tem o seu medo de errar e gostam de tentar até acertar. Peça ajuda a eles sempre que precisar. Trabalhe em conjunto com eles. Deixe que eles lhe ensinem o que sabem. Eles vão amar e você vai descobrir que nessa jornada pelas TIC há atalhos que só eles conhecem.
  • concentre sua energia e seus esforços para preparar e executar boas aulas. A lousa digital e as demais tecnologias disponíveis serão naturalmente incorporadas na sua prática na medida em que ela mesma for se modificando. Isso não é imediato, mas é um movimento natural de aprendizagem. Você, professor, tem poder de ver mais longe. Use a tecnologia como uma luneta para seus próprios projetos de inovação.

Conclusão

As lousas digitais estão chegando e provavelmente você se verá diante de uma delas um dia desses. Não fuja! Encare porque o bicho é manso.

Coelho digital

O coelho está aprendendo que é um mamífero lagomorfo da família dos leporídeos (graças a ajuda da Wikipédia). Coisa difícil de se fazer sem uma lousa digital. :)

Depois de algum tempo inserido no mundo das TIC e, tendo usado uma lousa digital interativa, é bem provável que você fique tentado a repetir uma frase que eu tenho ouvido de vários professores ao longo de anos de formações que já dei em oficinas de uso das TIC: “Puxa, como eu pude viver tanto tempo sem ter usado isso?!”.

Boa jornada!

Referências e sugestões na internet:

  • DOSTÁL, Jirí. Reflections on the Use of Interactive Whiteboards in Instruction in International Context. The New Educational Review. 2011. Vol. 25. No. 3. p. 205 – 220. ISSN 1732-6729. Disponível em: <http://goo.gl/30kc6>. Acesso em: 12/07/2012. – Artigo interessante do prof. Jiri Dostál, da República do Cazaquistão.
  • The Interactive Whiteboards, Pedagogy and Pupil Performance Evaluation: An Evaluation of the Schools Whiteboard Expansion (SWE) Project: London Challenge. Disponível em: <http://goo.gl/gg6dt>. Acesso em: 12/07/2012. – Pesquisa da School of Educational Foundations and Policy Studies, Institute of Education, University of London.
  • Para saber um pouco mais sobre o que é e como funciona a lousa digital, consulte esse artigo da Wikipédia (em português) ou esse outro (em inglês e com mais referências).
  • O uso pedagógico da lousa digital associado a teoria dos estilos de aprendizagem. Revista Estilos de Aprendizaje, nº4, Vol 4 octubre de 2009.Disponível em: <http://goo.gl/oPf0b>. Acesso em: 12/07/2012. – Nesse artigo a lousa digital e tratada como um instrumento tecnológico interativo, que possibilita a elaboração de atividades pedagógicas, associadas à Teoria dos Estilos de Aprendizagem.

(*) Para citar esse artigo (ABNT, NBR 6023):

ANTONIO, José Carlos. A Lousa Digital Interativa chegou! E agora?, Professor Digital, SBO, 01 ago. 2012. Disponível em: <http://professordigital.wordpress.com/2012/08/01/a-lousa-digital-interativa-chegou-e-agora/>. Acesso em: [coloque aqui a data em que você acessou esse artigo, sem o colchetes].

About these ads

Tags: , , , , , , ,

41 Respostas to “A Lousa Digital Interativa chegou! E agora?”

  1. Maria do Carmo da Rosa Says:

    Onde encontrar p comprar o computador interativo no mercado?

    Curtir

    • profjc Says:

      Olá Maria do Carmo,

      Há diversas empresas comercializando lousas digitais, mas eu não faço indicações de fornecedores nesse blog. Sugiro uma rápida busca no Google, por exemplo, com a expressão “lousa digital”.

      Abraço,

      Curtir

  2. Antonio Roberto Ribeiro Says:

    Muito interessante, é uma nova forma de ensinar e motivar os alunos a participar. São desafios prazeirosos. Sem dúvida que os alunos vão ser os grandes colaboradores dos professores. pois a tecnologia é parte do mundo deles, pode ser o professor um grande coadjuvante e facilitador no processo ensino-aprendizagem pela tecnologia.

    Curtir

  3. Adriano Says:

    Parabéns pelo artigo, muito bom, minha escola recebeu esse equipamento e realmente é algo transformador no dia a dia dos alunos, professores eda escola em geral.

    Curtir

  4. Lousa digital | Pearltrees Says:

    […] Há cerca de uma década os professores se espantavam com a chegada dos computadores à escola. Depois foi o projetor multimídia e a internet e mais recentemente os aparelhos móveis (smartphones, tablets, netbooks e notebooks). Agora é a vez da lousa digital interativa. Elas estão aí. A Lousa Digital Interativa chegou! E agora? | Professor Digital. […]

    Curtir

  5. Lousa digital | Pearltrees Says:

    […] A Lousa Digital Interativa chegou! E agora? | Professor Digital. Elas estão chegando! […]

    Curtir

  6. arielsonhc Says:

    onde encontro os programas pra lousa digital?

    Curtir

    • profjc Says:

      Olá Ariel,

      Geralmente as lousas vêm com programas específicos e mais alguns que os vendedores incluem no pacote de venda. Além disso, a lousa digital é uma tela de apresentação gigante para o computador, então tudo o que rodar no computador pode ser mostrado na lousa digital. Imagine a lousa como um tablet gigante controlado pelo computador.

      Abraço,
      JC

      Curtir

  7. Rodrigo Says:

    Parabéns pela matéria!! Achei o post enquanto buscava uma lousa digital e seu artigo vai me ajudar muito. Estou pensando em comprar o seguinte equipamento: http://www.kitinterativo.com.br, principalmente porque utiliza o projetor que já possuo. Oque acha? Obrigado!

    Curtir

    • profjc Says:

      Olá Rodrigo,

      Não faço comentários sobre a qualidade de equipamentos de nenhum fornecedor, mas recomendo que qualquer que seja sua escolha verifique antes o funcionamento de um kit montado e funcionando em condições reais. As vezes o equipamento nos parece bom (e até é bom mesmo) mas não oferece a funcionalidade que procuramos.
      Boas compras! :)

      Curtir

  8. Douglas Says:

    Material muito bem escrito, parabéns!!!
    Eu criei uma lousa digital e já temos alguns clientes, só que a que eu criei, eu pensei em algumas coisas que as tradicionais não possuem e inclui na solução.

    Professor gostaria que você entrasse no meu site, e desse um palpite sobre o sistema:

    http://www.braoxeducacional.com/#!lousa-digital-inteligente/coyx

    Agradeço antecipadamente
    Abraços

    Curtir

    • profjc Says:

      Olá Douglas,

      Visitei seu site e estou “palpitando” diretamente por e-mail, mas já adianto que gostei muito das soluções que você propõe. Parabéns pela inovação!

      Abraço,

      Curtir

  9. Vânia de Castro Says:

    Meu querido colega,obrigada pela contribuição maravilhosa.Vou indicar seu material em meu blog pois é excelente.Um abraço fraterno.
    Vânia de Castro

    Curtir

    • profjc Says:

      Olá Vânia,

      Obrigado pela visita e pela indicação. Deixe o nome do seu blog aqui nos comentários para que possamos visitá-lo também.

      Abraço.

      Curtir

  10. Morgana Mokuzai Says:

    Obrigada por ter deixado até a parte de citação do artigo já no gatilho. Me ajudou e muito!

    Curtir

  11. Sergio Says:

    Muito útil esta ferramenta, sou professor e já estamos sendo capacitados para trabalhar com este equipamento,
    Prof.: Sergio – Iguaraçu-Pr

    Curtir

  12. Lousa digital | NTE Uberlândia Says:

    […] A Lousa Digital Interativa chegou! E agora? […]

    Curtir

  13. A Lousa Digital Interativa chegou! E agora? | Professor Digital | America Papelaria Says:

    […] A Lousa Digital Interativa chegou! E agora? | Professor Digital. […]

    Curtir

  14. Anderson Cardoso Ribeiro Says:

    Ola caro companheiro esta semana em nossa escola recebemos um kit do MEC que se chama Lousa digital, instalei o mesmo naqueles datashows do Mec tbm, mas achei o mesmo muito lento,não sei se vc já chegou a mexer em uma dessas? será que falat eu configurar alguma coisa para que ela possa ser “usavel”?

    Curtir

    • profjc Says:

      Olá Anderson,

      Sinto muito mas não imagino como posso ajudá-lo nisso. Se a instalação e a configuração de todos os componentes estiver correta pode ser que a velocidade seja essa mesma. As vezes as “tecnologias de ponta que nos chegam não são tão de ponta assim”. :(

      Em todo caso, se tiver como entrar em contato com outro professor que você saiba que utiliza o mesmo kit, confira com ele se é isso mesmo e, de qualquer maneira, o MEC deve ter alguma forma de suporte para tirar dúvidas também.

      Mas não desanime antes de tentar resolver o problema. Uma boa lousa digital é um excelente recurso e vale o esforço de procurar configurá-la.

      Abraço,
      JC

      Curtir

  15. A Lousa Digital Interativa chegou! E agora? | Professor Digital | Lousa interativa Digital MT 4141 4949 Says:

    [...] http://professordigital.wordpress.com/2012/08/01/a-lousa-digital-interativa-chegou-e-agora/ [...]

    Curtir

  16. Marli Fiorentin Says:

    Oi JC! Na minha escola adquirimos uma lousa. Estamos recebendo formação. Ainda não explorei muito , mas gostei muito do que já vi. Parabéns pelo artigo. Vou linkar no blog da escola e no meu. BJ!

    Curtir

  17. Paulo Mota Says:

    eu faço um trabalho com as lousas digitais com aulas para pessoas cegas. Veja no youtube:
    Accessibility with smart boards for blind’s student.
    Paulo Mota

    Curtir

    • profjc Says:

      Olá Paulo,

      Nossa, adorei sua contribuição! É muito bom saber que as novas tecnologias podem potencializar a aprendizagem de pessoas com algum tipo de limitação (no caso, limitação visual).

      Fico aqui pensando quantos outros professores também não estão descobrindo usos inteligentes para as TICs e também poderiam contribuir com depoimentos como o seu…

      Muito obrigado pela contribuição ao tema. E parabéns pelo seu trabalho!

      Abraço,
      JC

      Curtir

  18. Eliana Regina Palomares Says:

    O professor não deve ter medo da lousa digital Penso que esta ferramenta é um meio absolutamente eficaz de: ganho de tempo, panoramização do ensino, didatismo. Qualquer instituição investirá nela (quando baratear), fornecerá cursos de treinamento e o uso trará a prática, não é preciso se preocupar!

    Curtir

  19. Carlos Eduardo de S Moreira Says:

    A adoção das Lousas Digitais Interativas é um processo lento, mas ao contrário do artigo discordo de uma coisa, não é devido ao alto custo e sim devido a dificuldade que os docentes tem em aderir a uma tecnologia que se mal utilizada pode transformar essa excelente ferramenta em uma versão digital do quadro negro onde apagar é mais fácil, portanto acredito que a capacitação dos profissionais é primordial para acelerar a adoção destes equipamentos e forçar aí sim com a adoção em massa uma queda desta ferramenta incrível.

    Curtir

    • profjc Says:

      Olá Carlos, obrigado pelo comentário.
      A capacitação para o “uso da lousa digital” é muito simples (conforme comentado no artigo) e deve ser feita depois que o recurso já está instalado (senão não faz sentido capacitar para um recurso que não existe na escola). Já a capacitação para “uma boa aula”, essa não tem nada a ver com a lousa digital e deve iniciar ainda na graduação dos professores, estendendo-se por toda a vida, com ou sem lousa digital.
      Abraço,
      JC

      Curtir

  20. Juliana J Grosso Says:

    Excelente matéria! A exposição dos prós e contras reflete a realidade de fato. Digo isso porque já pude “experimentar” a lousa digital como aluna em um curso específico na minha área de atuação profissional e quando os assuntos são interligados e complexos, a lousa digital é determinante para dar uma dinâmica diferente e na minha opinião, benéfica à aula.

    Curtir

  21. Verônica Lima Says:

    Foi uma descoberta em saber que já existe uma lousa digital. Obrigada, gostei!

    Curtir

  22. Fernanda Tardin Says:

    Parabéns meu amigo, por mais um excelente e esclarecedor artigo.
    Vou ter que compartilhar lá no blog. rsrsrs
    Pena que na minha escola ainda não tem. :(
    Um abraço!

    Curtir

  23. Mírian Carlos Says:

    Informações sempre são úteis, especialmente para esclarecer dúvidas quanto ao uso de nova tecnologia. Trabalhar, ou simplesmente usar a lousa é muito legal e divertido. Só quem já usou sabe é que muito show. Lousa não é exatamente um recurso necessário, mas é um investimento!

    Curtir

  24. “A Lousa Digital Interativa chegou! E agora?” | Caldeirão de Ideias Says:

    [...] http://professordigital.wordpress.com/2012/08/01/a-lousa-digital-interativa-chegou-e-agora/ Compartilhar Pin ItShare on TumblrDiggEmailImprimirGostar disso:GosteiSeja o primeiro a gostar [...]

    Curtir

  25. Projeto Muqueca Babys Blog Says:

    [...] Digital Interativa chegou! E agora? Professor Digital, SBO, 01 ago. 2012. Disponível em: <http://professordigital.wordpress.com/2012/08/01/a-lousa-digital-interativa-chegou-e-agora/&gt; Acesso em: 02/08/2010 Gostar disso:GosteiSeja o primeiro a gostar [...]

    Curtir

  26. Nelza Jaqueline Says:

    Obrigada pelo artigo! Deu-me um panorama geral e agora já posso , se algum dia ela chegar em minha escola, manipular a contento. Grande abraço!

    Curtir

  27. Michelle Bedin Says:

    Muito legal seu texto. Parabéns!!!

    Curtir

  28. A Lousa Digital Interativa chegou! E agora? | Cultura de massa no Século XXI | Scoop.it Says:

    [...] As lousas digitais interativas estão chegando, e agora?  [...]

    Curtir

    • Niuza Eugênia Says:

      Meu caro colega, obrigada por estas informações. Indiquei a sua postagem em meu blog. Parabéns pelo seu trabalho. VIVA A LOUSA DIGITAL!!! Um grande abraço para você.
      Niuza Eugênia

      Curtir

  29. A Lousa Digital Interativa chegou! E agora? « Bibliolearn Says:

    [...] See on professordigital.wordpress.com [...]

    Curtir

  30. A Lousa Digital Interativa chegou! E agora? | Bibliotecas Escolares. Curating and spreading Portuguese School Libraries action | Scoop.it Says:

    [...] As lousas digitais interativas estão chegando, e agora? Nesse artigo "desmistificamos" a lousa digital, explicamos seu funcionamento, sugerindo usos possíveis e algumas ações e reflexões que o pro…  [...]

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 2.085 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: